Cotidiano | 28/05/2021 | 11:19
Estudantes de Içara concluem provas da Olimpíada Brasileira de Astronomia
Histórico de Içara na Olimpíada Brasileira de Astronomia é de conquistas
Andreia Limas - andreia.limas@canalicara.com
Compartilhar:
Alunos da rede municipal de Içara concluem nesta sexta-feira, dia 28, as provas da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), novamente com a perspectiva de bons resultados, a exemplo dos últimos anos. Na edição passada, o município teve 18 medalhistas, sendo 13 da escola Quintino Rizzieri e cinco do Tranquillo Pissetti, além dos certificados de participação.
Junto com as medalhas e certificados entregues neste mês, os estudantes receberam do município livros sobre Astronomia. Mas a conquista é muito mais abrangente que a premiação. “A participação cria oportunidades de desenvolvimento das crianças e adolescentes. Os professores também se desenvolvem, à medida em que se desafiam a fazer algo mais, além das atividades cotidianas do ensino. Por isso, a participação das escolas é estimulada e monitorada pela secretaria”, afirma a secretária de Educação de Içara, Rose Reynaud.
O engajamento é fomentado através de ações adotadas em cada unidade escolar. “Há uma preparação especial para a OBA, que se intensificou nos últimos dias. As escolas utilizam diferentes recursos didáticos e, nesta semana, também ocorreu a super lua, motivando ainda mais os alunos”, comenta o professor Ismael Dagostin Gomes, coordenador do Ensino Fundamental 2.
A preparação ainda envolveu um simulado e um aulão virtuais. O formato on-line foi opção este ano também para a realização das provas, devido às medidas de prevenção à covid-19, assim como as provas impressas, nesse caso, aplicadas observando-se as regras de distanciamento e higiene. O resultado da olimpíada deve sair em 30 de julho.
Sobre a OBA
Realizada pela Agência Espacial Brasileira e pela Sociedade Astronômica Brasileira, a OBA é um evento aberto à participação de escolas públicas e privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais devem preferencialmente participar de forma voluntária. A olimpíada de conhecimento envolve estudantes do primeiro ano do ensino fundamental ao último ano do ensino médio e está na 24ª edição.