
Cotidiano | 10/04/2025 | 16:52
Estudantes de Içara propõem tornar a palmeira juçara símbolo oficial do município
Iniciativa da Escola Alaíde Tabalipa visa restaurar e conservar a espécie ameaçada, que inspirou o nome da cidade
Redação | com informações de André Dal Ponte, da Câmara Municipal
Compartilhar:
Alunos do 7º ano da Escola Municipal Alaíde Tabalipa, no bairro Esplanada, apresentaram um plano de ação para restaurar e conservar a palmeira juçara (*Euterpe edulis*), espécie nativa da Mata Atlântica e atualmente ameaçada de extinção, nesta quinta-feira, dia 10. A proposta levada ao Poder Legislativo faz parte do projeto “Içaroba: A Planta que Virou Cidade”, inscrito na Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas, organizada pelo Ministério do Meio Ambiente e pelo WWF-Brasil.
Durante visita ao Legislativo, os estudantes da turma 71 expuseram as etapas do projeto, que inclui coleta de sementes, produção de mudas e o reflorestamento de áreas de proteção ambiental com a reintrodução da palmeira juçara. Como parte do plano, foi entregue uma minuta de projeto de lei que sugere instituir a juçara como árvore símbolo de Içara, além de prever medidas voltadas à sua proteção e reflorestamento.
“Através de pesquisas na legislação municipal, percebemos que não há referência à juçara como símbolo oficial, apesar da importância ecológica e histórica da planta”, explicou o professor de geografia e coordenador do projeto, Alisson Porto de Jesus. “Vou conversar com os demais vereadores para que possamos assinar juntos essa iniciativa. É um projeto que contribui diretamente com a preservação ambiental e com a história da cidade”, afirma o presidente da Câmara, vereador Duca Zata (PP).
A palmeira juçara tem relação direta com a identidade de Içara: o nome do município foi inspirado na planta, que era comum nas imediações do atual KM-47 da Ferrovia Tereza Cristina. Na visita, os alunos entregaram uma muda da palmeira juçara à presidência da Casa e serviram suco extraído do fruto da planta. A atividade contou ainda com a presença da coordenadora escolar Joice Fernandes e da diretora Marcia Beatriz.