logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 30/08/2022 | 12:54

Estudantes de Içara realizam primeira prova da Obmep Mirim

Competição envolve alunos de 13 escolas municipais e quatro estaduais, do segundo ao quinto ano do ensino fundamental

Andreia Limas - andreia.limas@canalicara.com

Compartilhar:

Alunos do segundo ao quinto ano do ensino fundamental de 13 escolas da rede municipal e de quatro escolas estaduais de Içara participam nesta terça-feira, dia 30, da primeira fase da Obmep Mirim. A iniciativa, que está em sua primeira edição, é uma expansão da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, criada em 2005 pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

“Antes, a Obmep incluía alunos do quarto e do quinto ano de forma experimental. A partir deste ano, com a Olimpíada Mirim, a participação foi ampliada para o segundo e terceiro ano. Além disso, é realizada nos mesmos moldes da Obmep, com primeira e segunda fase e premiação com medalhas”, explica Angelita Possamai, diretora da escola Tranquillo Pissetti.

Na avaliação da educadora, a inclusão de crianças mais novas serve como um incentivo à aprendizagem da matemática desde cedo. “É uma iniciativa interessante, pois assim elas já vão treinando para os próximos níveis. Nossa expectativa é chegar a pelo menos uma medalha”, expõe.

“É uma ótima ideia e uma oportunidade para vermos como está a aprendizagem. Os alunos gostaram muito de poder participar”, afirma Márcia Albino Rodrigues, diretora da escola Lucia De Lucca, na qual 174 alunos farão a prova, considerando as turmas da manhã e da tarde. No Tranquillo Pisseti, são 95 alunos na Mirim 1, para estudantes do segundo e terceiro ano, e 93 na Mirim 2, que reúne o quarto e o quinto ano.

Saiba mais

A Olimpíada Mirim é composta por duas fases, ambas aplicadas pelas escolas. A primeira etapa consiste em uma prova classificatória com 15 questões de múltipla escolha.

Alunos classificados nesta etapa poderão participar da segunda fase, em 11 de outubro, também composta de 15 questões objetivas. O conteúdo das provas corresponde ao grau de escolaridade dos alunos, que são divididos nos níveis Mirim 1 e Mirim 2.

Escolas participantes - Rede estadual:
Antônio Colonetti
Antônio Guglielmi Sobrinho
Dimer Pizzetti
Professora Maria da Glória e Silva
Escolas participantes - Rede municipal
Angelo Zanellato
Hercílio Serafin
Ignácio João Monteiro
José Fernandes Silveira
Lucia De Lucca
Maria Arlete Bitencourt Lodetti
Padre Pacífico Dagostim
Paulo Rizzieri
Professora Maria Barcelos Puziski
Quintino Rizzieri
São Rafael
Theophilo Cassemiro Silveira
Tranquillo Pissetti