Lucas Lemos [Canal Içara]
Cotidiano | 17/08/2021 | 14:12
Estudantes têm experiência como entrevistadores no Portal Canal Içara
Entrevistas foram gravadas em sala de aula na Maratona Científico Cultural da Escola Municipal Quintino Rizzieri
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
Os bastidores do portal Canal Içara foram apresentados para estudantes da Escola Municipal Quintino Rizzieri interessados em conhecer mais sobre o jornalismo e a apuração das informações publicadas, além de também atuarem no combate a fakenews. Os encontros ocorreram com estudantes do Ensino Fundamental e abordaram também a influência das diferentes redes sociais, a credibilidade dos veículos e tiveram atividades práticas com a experiência de alunos como repórteres. As oficinas, iniciadas no dia 12, foram concluídas nesta terça-feira, dia 17.
“Temos que tomar cuidado quando estamos em grupos. Vivemos em sociedade e precisamos verificar se as informações são verídicas. Devemos avaliar sempre se o site é confiável, a data das publicações e o contexto de todo o conteúdo”, lembra o estudante Arthur Locatelli Candido. Em caso de dúvida, a orientação é não compartilhar. O mesmo cuidado de apuração que deve ocorrer no jornalismo também vale para qualquer postagem realizada nas redes sociais. “É um privilégio para nós termos uma oficina tão importante”, indica a diretora, Eliane Magdalena.
As oficinas temáticas fazem parte da 1ª edição da Maratona Científico Cultural. A ação propõe aprendizagem, demonstração de talentos, cooperação e convivência de toda a comunidade escolar. Ao final, estudantes e professores ainda serão premiados. “Iniciamos com a árvore laranja, que representa o mês a inclusão, passaremos pelo mês verde e amarelo pelo Sete de Setembro e concluiremos no Outubro Rosa no mês das crianças. Queremos proporcionar, assim, momentos diferenciados de aprendizagem”, pontua Eliane.