Cotidiano | 28/07/2020 | 07:52
Estudo científico avaliará efeitos da pandemia na saúde mental
Questionário para a participação da sociedade ficará disponível por 18 meses
Redação | com a colaboração da Unesc
Compartilhar:
Duzentos pesquisadores de 35 países vão coletar dados sobre os efeitos da pandemia na saúde física e mental da população. No Brasil, o projeto colaborativo é conduzido por uma equipe quatro doutores, dentre eles, Samira Valvassori, da Unesc. O resultado do trabalho será percebido a curto prazo em artigos científicos e posteriormente em medidas preventivas e tratamentos para indivíduos acometidos pelos efeitos da covid-19.
“O grande conjunto de dados coletados permitirá uma das maiores amostras já feitas, com dados de saúde mental no país, constituindo um material que poderá se tornar um laboratório para formular e testar hipóteses futuras. Assim, esperamos que a participação nesse projeto permita levantar dados de relevância social e publicações em periódicos de alto fator de impacto pelo grupo brasileiro”, destaca Samira.
Em seu desenvolvimento, o COH-FIT terá quatro etapas. Um questionário online - http://bit.ly/cohfit-brasil - deve ser preenchido por voluntários. Para concluir a pesquisa, são 20 a 30 minutos que podem fazer toda a diferença no combate aos efeitos do coronavírus. O site ficará disponível por 18 meses. “A intenção é que este questionário possa ser respondido pelo máximo de pessoas possíveis. Para isso, ele foi traduzido para as mais variadas línguas, contemplando todos os continentes”, explica Samira.