logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 15/05/2014 | 14:58

Etnia Negra festeja 18º encontro em Içara

Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com

Compartilhar:

A Praça São Donato terá capoeira, danças, missa e o show gratuito da banda D´Leve neste próximo sábado. Já no domingo a festividade continuará com uma segunda celebração religiosa, além do almoço típico e das apresentações culturais. A programação faz parte do 18º Encontro da Etnia Negra de Içara.

“Este evento serve para mostrarmos as lutas do povo negro e também a nossa participação na história da cidade. A ideia é que em 2015 sejam três dias”, coloca a presidente da Pastoral Afro Chico Rosa, Nadir dos Santos. “A festividade é apenas uma parte do trabalho que será realizado. O tema também vai ser trabalhado ao longo do ano com os estudantes”, completa a presidente da Fundação Cultural de Içara, Eliana Jucoski Monteiro.

Na Escola Quintino Rizzieri, o estudo da cultura afro resultou na produção de mobiles e totens. Um dos exemplos é demonstrado na produção das máscaras. Elas serviam de disfarces místicos para absorver a força dos espíritos. Era assim que auxiliavam na cura de doenças, rituais fúnebres, cerimônias de iniciação, casamentos e nascimentos.

“Esperamos um excelente evento. Fomos eleitas a cara da cultura negra e estamos empenhadas para o sucesso da festividade”, coloca a rainha Tainá Hilário da Rosa. “Além de atuar na divulgação, sou responsável pela coreografia do Movimento Chico Rosa. Vamos ter quatro meninas em nossas apresentações”, completa a princesa Franciele de Souza Tereza.´

Segundo Nadir, o principal atrativo do encontro serão os sabores afros. A partir das 20h de sábado serão comercializados quitutes como acarajé no Salão Paroquial. Já o almoço acontecerá com a tradicional feijoada no domingo. Os ingressos estão disponíveis na Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes por R$ 15,00 para adultos e R$ 8,00 para crianças.

RODÍZIO – Em 2013 o apoio da Prefeitura Municipal de Içara ocorreu na festividade açoriana devido a sede do encontro estadual, o Açor. Em 2014 será a etnia afro. De acordo com a presidente da Fundação Cultural de Içara, Eliana Jucoski Monteiro, no próximo ano será a vez dos italianos. “O projeto é que a cada ano mostremos uma cultura. Ao final, realizaremos então uma grande festa com todas”, enaltece.