Cotidiano | 09/11/2016 | 07:00
Exame detectará vírus Zika em 20min
Expecial de Aline Leal, da Agência Brasil
Compartilhar:
O Ministério da Saúde vai distribuir exames rápidos para o diagnóstico de zika em 20min na rede pública. Até o fim do ano serão distribuídos 2 milhões de unidades. O kit produzido pelo laboratório público Bahiafarma será usado prioritariamente em gestantes, crianças de até um ano e pessoas com sintomas neurológicos que possam ser decorrentes do vírus.
Atualmente, o Sistema Único de Saúde disponibiliza em larga escala o teste PCR, que só detecta o vírus Zika no período agudo da doença. A Bahiafarma tem capacidade para produzir cerca de 750 mil kits por mês e poderá fornecer o material a estados e municípios que fizerem compras independentemente. Cada teste custará ao governo federal R$ 34.
Transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o Zika começou a circular no Brasil em 2014, mas só teve os primeiros registros feitos em maio de 2015. No fim de novembro do ano passado, o Ministério da Saúde confirmou que a infecção de gestantes pode levar à gestação de crianças com malformação do cérebro que pode vir associada a danos mentais, visuais e auditivos.