Cotidiano | 29/05/2020 | 08:21
Exercícios e imunidade: quatro motivos para retornar atividades físicas
Júlia Helena Lima
Compartilhar:
Olá! Eu sou Julia Helena Lima, profissional de Educação Física e atualmente acadêmica de Medicina. A partir de agora, vou me comunicar com você sobre inúmeros assuntos de saúde, mas, claro, vou abordar bastante a questão da importância do exercício! Nossas postagens iniciam com um assunto mais do que pertinente: Imunidade! Ainda mais em tempos de Covid-19!
A prática regular de exercícios diminui a incidência de infecções virais e bacterianas de forma geral. Na vigência dessa pandemia chata do coronavírus, manter-se fisicamente ativo torna-se um desafio. Academias retornando aos poucos, rotina quebrada... que sofrimento!
Então, não adianta: ou treina em casa ou retorna para a academia. Parado é que não dá de ficar. E se, mesmo com essa crise na saúde do povo, você ainda não se convenceu, acho bom começar a repensar em iniciar uma prática de exercícios, heim?
Estudos mostram que, comparado ao estilo de vida sedentário, indivíduos que mantém exercícios moderados regulares apresentam menor risco de infecção. É normal que nas primeiras 24h o sistema imunológico fique deprimido, principalmente após exercícios extenuantes. Então, as considerações rápidas que tenho a você são as seguintes:
1. A realização de atividade física moderada está associada a melhor função do sistema imune.
2. A atividade física é uma importante ferramenta no combate ao estresse e ansiedade, sintomas comuns vividos no isolamento e durante pandemias.
3. Resmungar igual a um velho não vai fazer você sair do sedentarismo, vai ter que mexer a buzanfa.
4. 30 minutos por dia é o suficiente 🙏🏻💕
Beijos e vá treinar!