logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Jornal Gazeta

Cotidiano | 12/08/2016 | 13:00

Exposição faz conexões sobre Içara

Especial do Jornal Gazeta

Compartilhar:

“Pintar nossa cultura é um ato de gratidão, respeito, conhecimento e reconhecimento, repleto de luzes, cores, realidades, sonhos e esperança”, afirma a professora de Artes, Maria Marlene Milaneze Just. Ela é a responsável pelo projeto Conexão junto com alunas do ateliê. As pinturas chegaram a Içara e ficarão em exposição no salão da Paróquia São Donato até terça-feira, dia 16. A mostra ocorre das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h30, no sábado das 10h às 11h30 e das 14h às 17h30, além do domingo das 8h às 10h e das 18h às 22h.

“O projeto chama-se Conexão porque queremos que eles contem a história da sua cidade. Hoje há uma cultura de se dar muito valor ao que é de fora e nada do que é de casa, quando na realidade muitas coisas que são de casa merecem um destaque”, coloca Marlene. No caso de Içara, um exemplo é a religiosidade, que na cidade no século passado teve sempre grandes discussões e o fervor segue até os dias atuais. Na mostra, através dos quadros, pode-se ver como era determinado local e como está hoje.

“Nós temos várias linhas de pesquisa, mas especificamente em Içara, além das questões religiosas, algo que chama a atenção é a atividade econômica, com o mel, a questão do carvão, a agricultura; além do turismo, pelo fato de Içara estar situada em uma área com praias e lagoas, de pesca”, declara. “Este é um trabalho muito importante da nossa mestre, que leva os alunos de volta às suas origens. É uma satisfação muito grande de estar fazendo parte, de estarmos pintando, pois é uma verdadeira terapia”, diz Rosália Giassi Cabreira. De Içara, também participa Raquel de Oliveira Lima.