Cotidiano | 03/01/2009 | 13:48
Faça o seu pluviômetro reciclável
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
Para saber o quanto chove em uma região ou cidade, é necessário um pluviômetro. O aparelho pode ser profissional, ou construído com material reciclável. Confira agora como fazer um.
O primeiro passo é cortar a boca de uma garrafa PET (de refrigerante). Será através dela que a chuva será medida. Depois, é preciso colocar o recipiente na rua, em algum ponto sem interferência de árvores ou objetos, onde a precipitação não encontre barreiras.
Para o cálculo da quantidade, a água precisa ser retirada diariamente. Despeje o material coletado em uma garrafa ou material que tenha uma régua medidora de mililitros. O número constatado deve ser dividido por 7,85. E, o resultado será o índice da precipitação do dia analisado. Se a marca na garrafa for de 1,2 litros, por exemplo, isto significa que choveu 15,28 mm.
Após a montagem do pluviômetro reciclável, mande as suas constatações para o Canal Içara pelo e-mail webmaster@canalicara.com. Os números recebidos pelo site serão publicados e armazenados para a construção de um banco de dados sobre a chuva na cidade.
FAÇA O PLUVIOMÊTRO COM OUTROS MATERIAIS
Além de garrafas PET, o medidor de chuva também pode ser feito com outros tipos de garrafas. Mas, o cálculo será diferenciado. Em um recipiente circular, meça o diâmetro e/ou o raio da boca dele em metros. Depois substitua os dados da fórmula abaixo conforme a sua preferência:
- Utilizando o diâmetro: [3,14 x (diâmetro) / 4] x 1000 = coeficiente
- Utilizando o raio: [3,14 x (raio)] x 1000 = coeficiente
- Cálculo final: (água recolhida) / (coeficiente) = índice de chuva