Cotidiano | 02/07/2016 | 07:00
Facebook implanta opção contra suicídio
com informações de Janaína Teixeira e Felipe Marcelino de Aguiar
Compartilhar:
Partindo do princípio de que é possível detectar por meio do que é compartilhado na rede social se um usuário precisa de apoio emocional, o Facebook possibilita oferecer amparo. Após clicar na opção “Denunciar publicação” na seta do canto superior direito do post, é preciso clicar em “Acredito que não deveria estar no Facebook”, seguido de “É ameaçador, violento ou suicida”, e depois “Automutilação ou suicídio”. E para finalizar a notificação, deve ser escolhida a opção de preferência do usuário que está denunciando.
Assim como no atendimento realizado pelo CVV, a assistência é dada sob total sigilo. Sem revelar qual amigo fez a denúncia, o Facebook informa que uma pessoa viu a publicação e acha que o usuário responsável pelo post alarmante pode estar passando por momentos difíceis, disponibilizando opções que possam solucionar o problema, como: falar com um amigo de confiança, entrar em contato com uma linha de ajuda (CVV), receber dicas de apoio ou simplesmente voltar à navegação.
O projeto foi pensado também para orientar os usuários que fizerem as denúncias de quais formas podem agir. “Precisamos alertar as pessoas que o suicídio pode ser evitado em 90% dos casos”, destaca o coordenador regional para Santa Catarina do CVV, Paulo José Borges. A equipe de atendimento do CVV trabalha sob total sigilo, 24h através do telefone 141, todos os dias. Em Criciúma, há também atendimento presencial das 8h às 18h de segunda a sexta-feira na Rua Coronel Pedro Benedet, nº 46, Edifício Martinho Acácio Gomes, sala 321, no Centro.