logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Lucas Lemos [Canal Içara]

Cotidiano | 05/01/2022 | 13:56

Falta de água: problema é crônico em algumas localidades de Içara

Sem fonte de água própria, Içara depende de fornecedores e da ampliação da infraestrutura de reservação

Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com

Compartilhar:

A água que chega de madrugada na casa de Ana Paula Weber não consegue encher a caixa. Na torneira da rua, não tem pressão. E assim, a rotina da família de sete pessoas é afetada diariamente. “Não tem água para fazer comida, dar banho na minha bebê de nove meses, no meu pai que é acamado e não tem como fazer higiene básica, nem lavar roupa”, indica a moradora do Loteamento Nova Vila.

A residência de Ana Paula está em uma das localidades atendidas pela adutora interligada ao Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Balneário Rincão. Desde o limite entre os municípios, essa é uma situação que exige manobras constantes da Casan até a região de Segunda Linha para garantir o abastecimento quase que rotativo. Conforme o chefe da agência da companhia em Içara, Rodrigo Feltrin Fernandes, a medida é necessária devido a vazão recebida, por muitos momentos, abaixo do contratado.

Solução depende de investimentos

O fornecimento do Samae prevê a entrega de 50 litros de água por segundo. Mas, Rodrigo indica que, algumas vezes, essa vazão cai em quase 40%. Além da necessidade de normalizar o fornecimento, uma solução para reduzir o impacto é também investir em um novo reservatório em Lombas Pedreira. A cessão de um imóvel já foi garantida pelo Governo Municipal por meio da lei 4665/2021. O próximo passo será a licitação. Mas até que o volume de 3 milhões de litros esteja disponível, ainda serão necessários mais alguns meses de paciência.

Atualmente, Içara possui cinco reservatórios em operação com capacidade total de 3,6 milhões de litros. Essa distribuição ocorre com 1,2 milhão no Mareli, 750 mil litros de cada no Aurora e Cristo Rei, 620 mil no Jardim Elizabete e 300 mil litros no Presidente Vargas. As estruturas nos bairros Aurora, Cristo Rei e Jardim Elizabete também deverão ter ampliação. E no projeto da Casan está ainda uma nova construção no Liri.

Rincão comunica normalização

Conforme o presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Balneário Rincão, Guilherme Marcelino da Silva, o município litorâneo teve o número de visitantes acima do esperado neste início de temporada. Por causa disso, a pressão da água diminuiu e, portanto, afetou parte dos consumidores da cidade, por exemplo, no Réveillon. Mas, para Içara, ele indica que o contrato com a Casan está sendo cumprido neste momento.