Cotidiano | 04/01/2009 | 15:43
Famílias estão ilhadas em Barra Velha
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
Para Francisco de Assis sair de casa, ele e os três familiares que veraneiam na Barra Velha têm que usar uma caminhonete ou barco de pesca. Desde o sábado, dia 3, todos estão ilhados pela água da Lagoa do Limoeiro.
Acesse:
» Em menos de 24h, choveu 127mm
» Içara decreta Estado de Emergência
» Samae e PMI disponibilizam máquinas
» Lagoa transborda em Barra Velha
Na divisa de Içara com Araranguá, sete famílias estão na mesma situação. Mas, nenhuma delas teve a casa invadida pela água, pois as residências foram construídas com elevação em relação ao solo. Do contrário, a lagoa já estaria dentro das casas. Somente na manhã deste domingo, dia 4, a água avançou cerca de meio metro sobre a terra. "Se a maré continuar subindo, o Rio Araranguá vai represar a água e a lagoa poderá avançar ainda mais", explica o morador.
Também em Barra Velha, duas casas tiveram os pátios tomados pela água da chuva deste fim de semana. Em uma delas não há ninguém. Na casa ao lado, no Centro da comunidade, uma família não tem como sair de casa. A água da rua invadiu o pátio, que é mais baixo que a estrada.
A última vez que a lagoa transbordou foi em novembro de 2008, em meio as enchentes ocorridas em Santa Catarina. Daquela vez, Francisco conta que a água avançou cerca de 50m, até um campo de futebol da comunidade.
IMAGENS DO BALNEÁRIO RINCÃO E BARRA VELHA