logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 31/08/2012 | 00:51

Farmácia Municipal garante tratamentos

Especial do Jornal Gazeta

Compartilhar:

De acordo com a Constituição Brasileira, todo cidadão tem direito à saúde. E isso significa, inclusive, que o recebimento de medicação gratuita também é de direito de todas as pessoas. O que muitos não sabem, é como e onde isso pode ser feito em cada cidade. Em Içara, por exemplo, os remédios básicos podem ser retirados nas Unidades de Saúde. Já os medicamentos para pacientes com doenças crônicas, podem ser adquiridos na Farmácia Municipal.

Com sede nova desde fevereiro deste ano, a farmácia realiza cerca de 200 atendimentos diários. Para isso, é necessário que esteja enquadrado nos quatro programas estabelecidos; Saúde Mental, Centro de Atenção Psicossocial (Caps), Componente Especializado (remédios de auto custo) e Processo Administrativo Social.“Não há nenhum tipo de processo seletivo. Tampouco é necessário que a pessoa faça algum cadastro para comprovar renda ou doença. Qualquer e todo cidadão pode vir e retirar o seu medicamento”, explica a enfermeira responsável Gizele Wendhausen Goulart.

Gizele explica de que forma são realizados os trabalhos nos quatro programas. “Os da saúde mental, precisam apenas apresentar a receita do medicamento. Pacientes do Caps devem trazer a autorização fornecida por eles. Já os pacientes incluídos no Componente Especializado, necessitam abrir um processo, que é realizado aqui na farmácia mesmo, para solicitar o medicamento. E, os de processo administrativo, são aqueles pacientes que não recebem medicamento nem pelo governo municipal e nem pelo federal. Para isso, eles apresentam aqui uma ação judicial”, destaca.

Geralmente, os remédios que não estão disponíveis no momento em que o paciente solicita, levam de 30 a 60 dias para chegar. Embora demore um pouco, a e enfermeira garante que todos recebem a medicação de forma correta. “Infelizmente, não temos todos os medicamentos aqui na hora, principalmente os de auto custo. E, por isso, precisamos solicitá-los, o que pode levar alguns dias. Mas todas as pessoas recebem os remédios de forma correta, ninguém reclama”, analisa Gizele.

A mudança de local da Farmácia Municipal se deu pela necessidade de um espaço físico maior. Desde que foi inaugurado, cerca de 800 remédios de auto custo e 150 de processos judiciais já foram disponibilizados. Já os que são entregues na hora para o paciente, não há como fazer um balanço. Contudo, segundo a enfermeira, é possível perceber a nítida melhor no atendimento aos pacientes.

“Nós estamos com uma estrutura muito maior, o que oferece um melhor armazenamento dos medicamentos. A nova estrutura também, com vários guichês de atendimento, nos propicia oferecer um atendimento com maior qualidade aos moradores de Içara. A farmácia possui cadeiras de espera, ar condicionado e é todo bem equipado. Com certeza, tivemos uma grande melhora”, ponta Gizele.

Contudo, é possível perceber que existem ainda pessoas que desconhecem os serviços da farmácia. “Tem gente que vem aqui para buscar os remédios básicos (como paracetamol, por exemplo) que são distribuídos nos postos. Mas também trabalhamos a orientação”, conclui a enfermeira. A Farmácia Municipal está localizada na Avenida Procópio Lima (em frente à Fundação Assistencial de Içara - FAI) e funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 16h.


Outros destaques da edição do Jornal Gazeta:

» SEGURANÇA: Candidatos têm placas de propaganda depredadas

» VARIEDADES: Quem resiste a uma bela bijux?