Cotidiano | 24/06/2015 | 05:30
Fatma implanta sistema para resíduos
com informações de Claudia De Conto, do Governo de SC
Compartilhar:
A partir desta semana está disponível no site da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), o Sistema Eletrônico para Controle de Movimentação de Resíduos e Rejeitos. A ferramenta, desenvolvida em parceria com a Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos (Abetre) passará a monitorar o transporte e a destinação de resíduos dentro do Estado através do mtr.fatma.sc.gov.br.
O sistema foi criado por meio da Lei 15.442/2011, que além de tratar dos resíduos internos, proíbe a entrada de resíduos de outros estados em Santa Catarina. Para o transporte, a lei determina que toda vez que o resíduos for levado para o destino final, a carga tem que ser acompanhada por um Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR). O documento é emitido e preenchido pela própria empresa que, uma vez por ano, entrega o relatório para a Fatma.
“Oficialmente, o processo é feito com guias impressas. Desta forma, fica muito difícil controlar as quantidade de resíduos e se realmente os materiais são destinados em locais licenciados”, informa a diretora de Licenciamento, Ivana Becker. Com a implantação do sistema, o órgão ambiental terá um panorama geral tanto da quantidade de resíduos produzidos nas atividades industrial e comercial, como sua origem e, principalmente, o destino final.