Cotidiano | 19/06/2013 | 19:35
Febave inicia castração de animais
Lucas Lemos com informações de Alexandra Cavaler, da Prefeitura de Içara
Compartilhar:
A Prefeitura Municipal de Içara já encaminhou os primeiros sete animais capturados na cidade para a castração na Febave, em Orleans. A entidade atenderá pelo menos 30 cães e/ou gatos por mês. Na primeira etapa a intervenção cirúrgica acontecerá com os bichinhos cadastrados pela ONG Amigo Bicho. Depois disso será beneficiada então a comunidade do Loteamento Antônio Lima com a ajuda também da Vigilância Sanitária, alunos e professores do curso de Medicina Veterinária da Unibave.
“Os animais cadastrados serão levados à castração em média 15 dias após o cadastramento”, explica a acadêmica Mariah de Freitas Marques. Segundo o vice-reitor e coordenador do curso, Guilherme Valente de Souza, todos os cães e gatos serão observados por sete dias e ainda receberão chips. Após o prazo de observação a ONG fará ainda a observação por um prazo de até 60 dias para adoção.
“Estamos efetivando um projeto de fundamental importância para a sociedade por conter o avanço da população canina e felina e ainda evitando a proliferação de doenças causadas pelos mesmos”, avalia o coordenador da Vigilância Sanitária, Clair da Silva. “O projeto está inserido nas políticas públicas de saúde que serão intensificadas ao longo deste ano visando a melhor qualidade de vida da população, pois além de castrados todos serão vacinados evitando a disseminação de filhotes e de diversas doenças”, pontua o secretário de Saúde, Lauro Nogueira.