Cotidiano | 14/03/2016 | 07:00
Ferramentas propõem educação pela web
Especial de Mariana Tokarnia, da Agência Brasil
Compartilhar:
Mais de 12 milhões de pessoas no Brasil acessam ferramentas de educação pela Internet. São exercícios, simulados, videoaulas, dicas e jogos, muitas vezes gratuitos, que podem contribuir com o aprendizado. Os dados são do aprenda.online, plataforma criada pela Fundação Lemann, que reúne sites voltados para educação.
Estão na lista tanto sites voltados para a alfabetização, como aqueles voltados para preparar estudantes para o vestibular, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e especializações. “O ponto principal dessas ferramentas online é que muitas delas são totalmente gratuitas”, diz o gerente de projetos da Fundação Lemann, Guilherme Antunes.
O portal reúne links para sites como a Khan Academy (pt.khanacademy.org), o maior site de matemática do mundo; YouTube Edu (www.youtube.com/channel/UCs_n045yHUiC-CR2s8AjIwg), que reúne as menores videoaulas selecionadas pelo YouTube; e o Coursera (pt.coursera.org), plataforma aberta que oferece gratuitamente cursos das mais renomadas universidades do mundo.