Lucas Lemos [Canal Içara]
Cotidiano | 23/12/2022 | 08:59
Festa da Melancia terá 20 toneladas da fruta e novas atrações
Na 57ª edição, evento terá um passeio ciclístico
Andreia Limas - andreia.limas@canalicara.com
Compartilhar:
Tradição que persiste há mais de 50 anos, a Festa de Santa Luzia e Festa da Melancia ocorrerá nos dias 6, 7 e 8 de janeiro em Campo Mãe Luzia, Içara, com a expectativa de consumo entre 10 e 20 toneladas da fruta, o equivalente a mais de 2 mil unidades. A comunidade preparou diversas atrações para receber os visitantes na 57ª edição, que terá novidades na programação, como a realização de um passeio ciclístico, no dia 7.
“Vamos sair de Campo Mãe Luzia às 9 horas, passar por Coqueiros, Lagoa dos Esteves, em direção às praias, retornando para o local da festa. Teremos um carro de apoio, com a distribuição de água e frutas para os participantes. As inscrições são gratuitas e os primeiros 300 inscritos ganharão o almoço no retorno”, detalha Júnior Cardoso Réus, um dos organizadores da festa.
O almoço será servido no salão paroquial da comunidade, onde as festividades serão concentradas. E a sobremesa será, claro, melancia. As frutas serão colhidas logo cedo no dia 6 e em seguida já estarão nas barracas para degustação e venda. Também serão comercializados outros itens produzidos por moradores locais, como morango, pepino, moranga e milho verde.
Programação festiva
A programação festiva será aberta na sexta-feira à noite, dia 6, com a roleta com brindes e galinha assada. Para o sábado também está programada uma noite dançante, a partir das 22 horas, animada pelo Gaiteiro Apaixonado, com entrada gratuita. No domingo, dia 8, as atividades começam às 9 horas, com a pesagem das melancias, que vai apontar a maior da festa – a deste ano pesou 38,5 quilos. A partir do meio-dia ocorrerá o almoço festivo, para o qual os tíquetes já estão à venda por R$ 100.
“Os kits vêm com churrasco e os acompanhamentos e servem até dois adultos e duas crianças”, descreve Júnior. O participante poderá escolher se consumirá no local ou levará para casa. A expectativa é de que até 1,8 mil kits sejam vendidos. Após o almoço, será realizado o leilão das quatro maiores melancias da festa e, a partir das 14 horas, a disputa das Olimpíadas Rurais, com o concurso do maior comedor de melancias e o arremesso de milho no balaio, entre outras provas. O encerramento se dará com uma tarde dançante, novamente com o Gaiteiro Apaixonado e entrada gratuita.
Programação religiosa
A programação em honra à padroeira foi aberta no último dia 10, com a primeira novena. A segunda novena ocorreu no dia 17 e a terceira está programada para 6 de janeiro, às 20 horas. Estão previstas outras duas celebrações, no dia 7, às 20 horas, e no dia 8, a partir das 10 horas, essa presidida pelo pároco da Paróquia São Miguel Arcanjo, padre Lucas Bombazar.