Lucas Lemos [Canal Içara]
Cotidiano | 21/10/2015 | 11:00
Festa Dei Nonni celebra colonização italiana
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
Içara vai comemorar mais de um século da colonização italiana com música, gastronomia e atividades esportivas na Festa Dei Nonni neste final de semana. "Muitos costumes fazem parte de nossa comunidade e foram inseridos também no cotidiano da cidade. É gratificante poder divulgar tudo isso", lembra a jovem Fernanda Fermo Biff, aos 18 anos, rainha da comemoração que ocorrerá em Morro Bonito.
O caminho para a festividade já está sinalizado com bandeiras na Rua Vitória, Avenida Dilcio Esmael da Silva e também a Rodovia Lino Zanolli. "Um diferencial é que a Associação Ítalo-veneta tem trabalhado o ano inteiro com palestras e atividades artísticas. O evento é efêmero. Ele acontece e termina. Mas ficarão os trabalhos desenvolvidos", completa o coordenador artístico da Fundação Cultural de Içara, João Gabriel da Rosa.
Uma prévia da festividade será apresentada em um desfile na Rua Marcos Rovaris às 10h de sábado, dia 24. Às 22h acontecerá o baile de máscaras ao som da Banda Roda da Ciolo, de Nova Veneza, e abertura da olimpíada colonial com funda, bocha, trunfo e corrida de carriola. No domingo, vai continuar com uma missa em italiano na capela do Sagrado Coração de Jesus às 9h, apresentação do Grupo de Canto Nono Meneghetto, além do programa Itália Nostra ao vivo.
Às 10h, terá também apresentação de mora, do Grupo de Dança Di Trevi e Gioseppe Guglielmi, além das escolas São Rafael, Maria Arlete Bitencourti Lodetti e o Coral Ricorde Della Itália. Às 11h30 ocorrerá também o show com Maria do Carmo Marcon, em seguida almoço para até 600 pessoas, show com Ana Paula Musical às 12h30, premiação de olimpíada colonial e roda de cantoria italiana.
"Somente conhecendo a cultura dos antepassados podemos projetar o futuro. Teremos pessoas da terceira e da segunda geração em confraternização. É um momento muito importante para a nossa cidade. Nosso compromisso era evidenciar a cultura afro, açoriana, italiana e, ano que vem, a polonesa", pontua o vice-prefeito Sandro Giassi Serafin. A intenção é formalizar ainda um acordo de cidade-irmã na ilha de açores e Arezzo, na Itália, de onde veio a relíquia de São Donato.