Cotidiano | 26/07/2022 | 10:00
Festival vai homenagear as etnias de Içara
Evento ocorrerá em paralelo à edição deste ano da Festa de São Donato
Andreia Limas - andreia.limas@canalicara.com
Compartilhar:
O Boi de Mamão de Caputera (Laguna), o Grupo Folclórico Pacheco, de Sombrio, e a Banda Cacimbá vão representar os açorianos no Festival das Etnias, que ocorrerá em paralelo à edição deste ano da Festa de São Donato, em Içara. O palco montado na praça contará ainda com apresentações alusivas a outros povos que colonizaram a cidade.
A etnia italiana será representada pelo tombo da polenta, promovido pelo Grupo Amici Della Polenta, de Urussanga, seguido por degustação do prato típico. Na parte musical, haverá a apresentação da banda Roba da Ciodi, de Nova Veneza, e o Carnevale di Venezia também será lembrado, com desfile de trajes e máscaras.
A culinária polonesa igualmente será evidenciada, com a distribuição de pirogue, pastel salgado cozido e com recheio à base de diferentes tipos de queijo e/ou batata. Além do brinde de vodca e as danças típicas.
As bandas Estilo da Gente e Samba da Gente, por sua vez, vão representar a etnia africana. Ocorrerão ainda apresentações de artistas da região e da Associação Coral de Içara.
“Queremos valorizar as nossas etnias, até que um dia elas possam ter uma grande festa própria na nossa cidade, como já acontece em outros municípios da região. Estamos pensando muito nisso, para divulgar a nossa cidade e para confraternizar com quem vive aqui”, afirma a prefeita Dalvania Cardoso (PP).
Programação
- Sábado, dia 30: abertura está marcada para às 20h de sábado, dia 30, com a apresentação das rainhas das etnias açoriana, afro, italiana e polonesa.
- Domingo, dia 31, às 20h30min, a etnia açoriana traz ao palco o Grupo Folclórico Boi de Mamão de Laguna.
- Segunda-feira, dia 1º, às 20h30min, a etnia açoriana recebe na cidade o Grupo Folclórico Pacheco de Sombrio.
- Terça-feira, dia 2, às 20h30min é a vez da etnia italiana realizar o tombo da polenta com o grupo Amici Della Polenta, além da apresentação da banda Roba Da Ciodi.
- Quarta-feira, dia 3, às 20h30min, a etnia polonesa recebe o grupo de dança polono-brasileiro Korzenie.
- Quinta-feira, dia 4, às 20h30min, a etnia afro recebe bandas de samba e pagode.
- Sexta-feira, dia 5, o palco recebe a apresentação do Carnavale di Venezia, Associação Coral de Içara e a apresentação da dança ‘Essencia Viva Atelie’.
Sábado e também ao longo dos dias mais apresentações estão previstas para o evento