Jéssica Medeiros
Cotidiano | 19/08/2021 | 12:18
Fotografia: uma forma de eternizar o amor
Dedicada ao registro de famílias e gestantes, Jéssica Medeiros tem fotos reconhecidas mundialmente
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
Jéssica Medeiros descobriu a paixão pela fotografia quando entrou para a faculdade de Artes Visuais. Foi ainda na primeira fase do curso que começou a praticar o dom que estava adormecido. E ao final do semestre já tinha a própria câmera em punhos para registrar a sua visão de mundo, cheio de belas imagens, muitas vezes, que passariam despercebidas das demais pessoas. “A fotografia para mim é a forma mais linda de deixar herança para aqueles que amamos, herança de amor”, indica a fotógrafa radicada em Içara.
A primeira experiência profissional de Jéssica ocorreu em um aniversário infantil. E daquele momento em diante abriu um novo horizonte. Ela não fotografa tudo. Optou por se especializar. "Penso que nunca somos bons em tudo, então decidi ficar com as famílias e principalmente gestantes, que é o que faz meu coração bater mais forte. Isso devido a minha história de adoção”, ressalta. O amor recebido em seu lar desde o primeiro mês de vida inspirou uma exposição em 2019 com outras famílias que também tiveram filhos por meio da adoção.
Jéssica já teve também duas fotos premiadas internacionalmente. A conquista é demonstrada com o selo dos concursos que participou em 2020 e 2021 que usa sobre as imagens reconhecidas entre profissionais de todo o mundo. “O segredo é o amor pela fotografia e pelo nicho escolhido junto a muito estudo, sensibilidade e o coração aberto”, acrescenta. A fotógrafa indica também que é preciso muita prática e persistência para construir um portfólio atrativo. E para quem pretende apenas melhorar as fotos no acervo pessoal, propõe explorar a luz do dia, nunca usando contra, mas a favor. “E principalmente revelar essas fotos, pois somente com os arquivos digitais o risco de perder é enorme”, alerta.
Dia Mundial da Fotografia
A fotografia faz parte do registro da história mundial e tem um dia de comemoração global: 19 de agosto. A data é uma referência ao daguerreótipo, um equipamento desenvolvido pelo francês Louis Daguerre (1787-1851) que antecedeu as câmeras fotográficas. Conforme os dados disponíveis na Biblioteca Nacional, a invenção foi apresentada em 7 de janeiro de 1839 pela Academia Francesa de Ciências. Em 19 de agosto, foi anunciada então a aquisição do invento pelo governo Francês para domínio público. E no mesmo ano ocorreu a divulgação também de um novo sistema de captura de imagens por William Fox Talbot (1800-1877).