Cotidiano | 24/06/2007 | 10:37
Fundai interdita extração irregular de argila
icara.sc.gov.br
Compartilhar:
Uma empresa cerâmica foi multada em R$ 20 mil por extrair argila em Área de Preservação Permanente (APP), em Içara. O crime vem acontecendo desde 2001, quando o proprietário alugou uma área de 10 mil metros quadrados localizada dentro dos 30 metros da (APP), próximo ao Rio Linha Anta, na comunidade de Esperança.
De acordo com o fiscal ambiental, Luciano Cardoso, a Fundação do Meio Ambiente de Içara (Fundai) chegou ao local por meio de uma denúncia anônima. “O proprietário nos informou quem era a cerâmica somente porque seria considerado o culpado e consequentemente, teria que pagar a multa”, disse.
Segundo ele, na Esperança outra cerâmica estava visitando um terreno para também efetuar a extração, mas a fiscalização chegou a tempo. “Encontramos umas máquinas em outras terras. Estavam cerca de cinco quilômetros da outra retirando material para teste. Já fizemos à interdição do local”, garante.
Para o presidente da Fundai Ricardo Lino, o cronograma de ações da Fundai vai com certeza diminuir a ação dos extratores clandestinos, já que eles escolhem terrenos no interior para fugir do movimento. “Estaremos chegando de surpresa nos quatro cantos do município e vamos intensificar a fiscalização para coibir estas empresas”, declara Lino.