Cotidiano | 19/03/2010 | 09:55
Fundai recolhe material biológico
Larissa Matiola (Jornal Gazeta) - redacaogazeta@engeplus.com.br
Compartilhar:
Depois que foram encontrados peixes mortos nas Lagoas dos Esteves e Campo Mãe Luzia, agora foi a vez da Lagoa do Faxinal, no manancial de água que abastece o Balneário Rincão e parte do município de Içara. No sábado, uma grande quantidade de peixes cará foi encontrada morta na lagoa. Conforme o biólogo da Fundação do Meio Ambiente (Fundai), Ricardo Garcia da Silva o número de peixes pode chegar a 400.
Conteúdo relacionado:
Especial » Matérias do Jornal Gazeta
Amostras da água foram recolhidas e analisadas pelo órgão. E já na tarde de quarta-feira, uma reunião foi realizada entre Fundai, Fatma e Polícia Ambiental. Segundo o biólogo, a análise apontou que está tudo dentro do padrão com a água da lagoa. Por conta do resultado ainda na mesma tarde, Ricardo esteve na lagoa recolhendo material biológico, que são amostras de peixes e mais amostra de água para encaminhar à Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e um laboratório de Blumenau. “Vamos esperar que esses dois locais façam uma analise mais detalhada, tanto dos peixes quanto da água, para assim tentarmos encontrar uma solução para o problema”, esclareceu o biólogo.
DIA MUNDIAL DA ÁGUA: Terça-feira, dia 22 de março o mundo inteiro celebra o Dia Mundial da Água. Essa data é lembrada desde 1993 e procura chamar a atenção para as questões relacionadas para a necessidade de gerir melhor e de forma mais equitativa este recurso escasso numa perspectiva de desenvolvimento sustentado. Em tempos de preservação do meio-ambiente e conscientização da população para os cuidados com o planeta em que vivemos, em Içara, Organizações Não Governamentais (ONGs) ainda não tem programadas ações especiais para o dia.
Conforme o integrante das ONG Sociedade Ecológica Balneário Rincão e Movimento Içara pela Vida (MIV), Vidal Santos e Gilmar Axé, reuniões que serão realizadas durante o final de semana com os demais integrantes dos órgãos irão definir se haverá algum manifesto em alusão a data. “Nosso foco mesmo será no dia 5 de junho, Dia do Meio Ambiente. Para este dia estamos organizando um grande manifesto com a realização de palestras de ambientalistas”, destacou Axé. Nas escolas do município atividades deverão ser programadas durante esta sexta-feira.
No mês em que se comemora o Dia Mundial da Água, é preciso lembrar que, em diversos lugares do planeta, milhares de pessoas já sofrem com a falta desse bem essencial à vida. A água é um bem insubstituível. É um elemento da natureza, um recurso natural. Muito se fala em falta de água e que, num futuro próximo, haverá uma guerra em busca de água potável. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), 50% da taxa de doenças e morte nos países em desenvolvimento ocorrem por falta de água ou pela sua contaminação. Assim sendo, o rápido crescimento da população mundial e a crescente poluição, causado também pela industrialização, torna a água o recurso natural mais estratégico de qualquer país do mundo. Para cada 1.000 litros de água utilizados, outros 10 mil são poluídos. Segundo a ONU, parece estar cada vez mais difícil se conseguir água para todos, principalmente nos países em desenvolvimento.
Na edição 345 do Jornal Gazeta você também confere:
» SEGURANÇA: Polícia Militar tem novo comandante
» GERAL: Instalação de Ciretran agiliza liberação de documentos