Cotidiano | 26/08/2015 | 11:30
Fundai reinsere animais na mata atlântica
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
Somente neste ano, um bacurau da telha adulto e uma aranha caranguejeira já foram devolvidos para a mata pela Fundação do Meio Ambiente de Içara. O aracnídeo chegou ao órgão municipal no início do ano. Já a ave foi resgatada no bairro Liri na última semana. Ambos têm como novo habitat agora a maior área remanescente de floresta atlântica da cidade, localizada na comunidade de Espigão, na região de Vila Nova.
“O bacurau foi retirado da estrutura metálica de uma oficina mecânica. O animal estava hidratado e sem machucados. É uma ave nativa que se alimenta de insetos e tem hábitos noturnos, por isso, pouco conhecida. Contamos com a ajuda do biólogo Rodrigo Ribeiro de Freitas para fazer a captura no telhado. A identificação foi realizada pelo biólogo Alexandre Bianco”, detalha o fiscal da Fundai, Múcio Carlos Bratti Júnior.
“Sempre que podemos ajudar e dispomos dos instrumentos adequados, entramos em ação. Se não temos os equipamentos necessários, buscamos parceiros, acionamos outros órgãos ou orientamos como as pessoas devem proceder. Mas nem todo caso exige resgate. Os gambás, por exemplo, já estão habituados com os centros urbanos”, acrescenta. Em caso de dúvida, a orientação é procurar então a Fundai pelo telefone (48) 3432-6016.