Lucas Lemos [Canal Içara]
Cotidiano | 21/12/2021 | 11:51
Galeria Caio Borges recebe primeira peça de acessibilidade em 3D
Material foi doado pela Escola Professora Salete Scotti dos Santos em projeto desenvolvido em conjunto com o IFSC
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
A obra Ciclistas, de Caio Borges, agora também pode ser tocada por quem tem baixa capacidade visual na galeria que leva o nome do artista içarense no Paço Municipal. A tela original, de 1,23 metro de altura por 1,23 metro de largura, foi reduzida a uma peça de 30cm para a percepção tátil dos desenhos. A entrega do protótipo com impressão em três dimensões ao espaço de visitação foi realizada pela Escola Professora Salete Scotti dos Santos na manhã desta terça-feira, dia 21.
A peça de acessibilidade foi trabalhada em sala de aula pela professora de Artes, Lilian Rosane Philippi, primeiro com a aluna Ana Júlia Maiate Vieira. Além do tato, a estudante teve o suporte da audiodescrição para compor a imagem e essa será a experiência que também poderá ser oferecida para os visitantes verem a arte com novas perspectivas. "Vai facilitar, não só para a Ana Júlia, mas para todas as pessoas, com baixa capacidade visual, de perceber uma obra de arte tão linda quanto são as obras de Caio Borges", ressalta a curadora da galeria, Luciane Geremias.
"Este é um protótipo desenvolvido em conjunto com o Núcleo de Acessibilidade Educacional do Instituto Federal de Santa Catarina, que já representa uma grandiosa conquista", ressalta a professora do apoio pedagógico da escola estadual, Alessandra Dagostim Oggioni Martins. "O trabalho integrado do Município com a rede estadual é um desafio que pretendemos avançar. São todos alunos de Içara e merecem esse cuidado", parabeniza a prefeita Dalvania Cardoso (PP).