Cotidiano | 27/06/2013 | 18:15
Genética e alimentação provocam diabetes
Lucas Lemos com informações de Francis Leny, da Prefeitura de Içara
Compartilhar:
São 300 milhões de pessoas com diabetes no mundo. Somente no Brasil, cerca de 4,8 milhões faleceram por consequência da doença em 2012. Metade das vítimas tinha menos de 60 anos. Os dados foram expostos pelo endocrinologista Carlos André Tonelli aos profissionais da saúde de Içara no Dia Nacional de Prevenção e Combate ao Diabetes (27 de junho). A palestra ocorreu na Fundação Assistencial de Içara com o tema “Diabetes epidemiologia e fisiologia”.
“O número de casos vem aumentando. E não é somente com adultos, há muitas crianças com diabetes tipo 1. A decorrência está na disposição genética ou má alimentação. E o índice cresce em países menos desenvolvidos, isso pela pouca qualidade de vida”, alerta o endócrino baseado no congresso da Associação Americana de Diabetes que participou neste mês, em Chicago (EUA).
“A procura dos médicos em pesquisarem sobre a doença contribui para a prevenção, evitando a epidemia. Precisamos realizar um trabalho forte com a classe juvenil de Içara, com estratégia de prevenção”, acentua o prefeito Murialdo Canto Gastaldon. “Outras doenças com risco de morbimortalidade são provocadas pelo diabetes. É preciso prevenir”, diz o secretário de Saúde, Lauro Nogueira.
Em Içara há 968 portadores de diabetes cadastrados. Para eles, a Secretaria Municipal de Saúde oferece assistência por meio de uma equipe multidisciplinar (médicos, enfermeiro, técnicos de enfermagem, farmacêutico, nutricionista). No caso de prescrição médica, é fornecido também insulina NPR/R (com seringas e agulha, aparelhos e fitas de medir glicemia capilar para aplicações) e hipoglicemiantes orais (comprimidos que reduzem os níveis de glicose).