Cotidiano | 11/06/2013 | 20:06
Gered discute Conselhos Deliberativos
Lucas Lemos com informações de Thiago Hockmüller, da SDR Criciúma
Compartilhar:
A Gerência de Educação realizou o I Encontro Regional sobre Conselhos Deliberativos Escolares na tarde desta terça-feira, dia 11. O evento foi criado para discutir prioridades e avaliar o desempenho dos projetos político-pedagógicos junto com professores, alunos e pais. “A democratização da gestão escolar esclarece e possibilita a comunidade acompanhar os projetos e as aplicações de recursos na escola”, explica o supervisor do setor de apoio ao estudante, Júlio César Viana.
Das 63 instituições cobertas pela Gered de Criciúma, 22 já possuem o conselho formado. Conforme determina a legislação estadual, o CDE dever ser formado a cada dois anos (no mês de março dos anos ímpares). A composição pode variar de cinco a 21 membros. Em proporção, 50% são de pais/alunos e outros 50% do magistério/servidores.
“A aproximação com os pais e alunos abre o entendimento de que não precisamos ser dependentes somente do Estado. Pode haver maior participação comunitária em gincanas e em pequenos recursos que vão contribuir com a escola. É uma parceria entre os pais, alunos, professores, diretores, em prol da educação”, aponta a assistente de Educação da Escola Salete Scotti dos Santos, de Içara, Cátia Bitencourt.