Cotidiano | 15/05/2017 | 07:00
Girafas entram para a lista de animais ameaçados de extinção
Especial de Marieta Cazarré, da Agência Brasil
Compartilhar:
A população mundial de girafas caiu de 155 mil em 1985 para pouco mais de 97 mil em 2015. A redução de 40% coloca a espécie como vulnerável na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza. Entre as causas apontadas está a caça ilegal, a diminuição dos habitats naturais, a expansão da agricultura e da mineração, o aumento do conflito entre humanos e animais selvagens e a agitação civil.
A Lista Vermelha da IUCN inclui 85.604 espécies, das quais 24.307 estão ameaçadas de extinção. Há também 742 novas espécies de aves com 11% delas ameaçadas. Na atualização das informações aparecem também avaliações de plantas como aveia, cevada, manga e outras espécies silvestres cada vez mais essenciais para a segurança alimentar devido a contribuição genética na melhoria da resistência às doenças, seca e salinidade.
"Esta atualização da Lista Vermelha da IUCN mostra que a escala da crise de extinção global pode ser maior do que pensávamos. Os governos reunidos na Cúpula da Organização das Nações Unidas sobre a biodiversidade em Cancún têm a responsabilidade de intensificar seus esforços para proteger a biodiversidade do nosso planeta", afirma, num comunicado à imprensa, o diretor-geral da IUCN, Inger Andersen.