Cotidiano | 23/10/2009 | 00:14
GoogleWave: MSN, e-mail e Orkut
Especial de Filipe Speck, do Jornal Agora
Compartilhar:
Quando a Google montou o sistema de buscas, ninguém imaginava que um dia o nome da empresa viraria um verbo, o “googlar”. A ideia era superar os mecanismos de busca da época, em 1996. E deu certo. Depois, criaram um e-mail poderoso, com capacidade de produção de conteúdo compartilhado (gmail.com). E também foi um sucesso. Finalmente, compraram outros serviços da web, como é ocaso do Orkut (orkut.com), e o aprimoraram com uma série de ferramentas inovadoras e instantâneas.
Com a ascensão da Web 2.0, muitas ferramentas se tornaram obsoletas por não estarem prontas para instalar em qualquer plataforma. Como, por exemplo, mandar um e-mail para um amigo explicando onde é uma festa sem precisar escanear um mapa? Ou como enviar um arquivo para várias pessoas sem anexar ao e-mail?
Pensando nessas confluências, a Google lançou, em setembro, o GoogleWave (googlewave.google.com). Uma espécie de e-mail mais sofisticado, com capacidade de diálogos instantâneos, agregador tal qual às redes sociais. E, o mais interessante, capaz de indexar uma série de aplicativos cada vez mais úteis na era digital.
No entanto, o GoogleWave ainda está em versão de testes e, inicialmente, apenas 100 mil pessoas conseguiram convite da empresa para testar a ferramenta. Os felizardos puderam agregar outras oito pessoas. A boa notícia é que o Jornal Agora conseguiu um desses convites, e vai desvendar ele pra você. Tome nota, porque antes mesmo de 2010 o serviço já vai ser distribuído para a rede.
O que é possível fazer com ele? É possível criar aplicações gadgets ou robôs para serem usadas dentro do GoogleWave e que podem ser colocadas dentro de seu site usando uma simples API JavaScript. Robôs são participantes automatizados escritos para que o servidor execute tarefas. Eles podem ser hospedados na App Engine, que suporta Java e Python. E futuramente será possível hospedar robôs em seu próprio servidor. Um exemplo é o Tweety, que permite o uso do Twitter dentro do Google News.
CONVITES CHEGARAM A SER COMERCIALIZADOS NO EBAY
Um morador de Boston, nos Estados Unidos, chegou a leiloar um convite para o novo serviço de comunicação instantânea do GoogleWave assim que ele foi lançado. Desde o lançamento da oferta, em setembro, o lance mínimo de 10 dólares acabou sendo vendido por 166 dólares via PayPal. A grande surpresa foi imaginar que as pessoas iriam, imediatamente, querer ter acesso ao serviço, sem esperar que novos convites fossem distribuídos.
Segundo os criadores, esta primeira entrega foi um “preview”. O produto Wave ainda passará por algumas reformas quanto à usabilidade, velocidade e estabilidade até ter sua distribuição completamente liberada. Mas desde já, adiantamos: vale a pena esperar - em vez de comprar - o convite.