logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 27/05/2022 | 10:46

Gripe: vacinas remanescentes serão disponibilizadas a todos os públicos

Doses que sobrarem da campanha de vacinação começarão a ser aplicadas em 6 de junho

Andreia Limas - andreia.limas@canalicara.com

Compartilhar:

A partir do dia 6 de junho, os municípios catarinenses que ainda tiverem doses da vacina contra a gripe disponíveis poderão oferecê-las para todos os interessados, independentemente de pertencerem a um dos grupos prioritários. A medida será adotada enquanto durarem os estoques.

“Aqueles que fazem parte dos grupos prioritários têm preferência para vacinação contra a gripe até dia 3 de junho. Após esta data, toda a população que desejar vai poder recebê-la. Portanto, fazemos um apelo para todas as pessoas que fazem parte do público-alvo, que procurem os postos até a próxima semana, e se protejam contra a gripe”, enfatiza a gerente de imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (Dive/SC), Arieli Fialho.

Na reta final da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe e o sarampo, a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, em conjunto com as secretarias municipais, também decidiu ampliar o público-alvo. A partir desta sexta, dia 27, além dos grupos prioritários já elencados para receber as vacinas, também poderão ser vacinadas crianças de cinco a 11 anos de idade e todos os trabalhadores da saúde, como médicos veterinários, profissionais de educação física, entre outros, mesmo que não atuem em estabelecimentos de assistência e vigilância.

Iniciada em abril, a campanha alcança cobertura vacinal muito abaixo do esperado. Para a gripe, as pouco mais de 987 mil doses aplicadas equivalem a 36,4% da população alvo, estimada em 2.711.142 pessoas. Considerando apenas o público prioritário (crianças, gestantes, puérperas, idosos, trabalhadores de saúde, professores e povos indígenas), a cobertura é de 45,6%, sendo que a meta a ser alcançada é de 90%.

Em relação à vacina contra o sarampo, a cobertura até o momento é de 24,52% entre as crianças e de 48,16% entre os profissionais de saúde. Após a campanha, as doses remanescentes seguirão disponíveis nos postos de saúde para aplicação de rotina, conforme o Calendário Nacional.