logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 07/08/2023 | 09:00

Grupo de Escoteiros prepara-se para receber jovens acima de 15 anos

Equipe está presente na FIC para tirar dúvidas sobre o escotismo

Especial de Luana Mazzuchello

Compartilhar:

O objetivo do escotismo é contribuir na formação do caráter de jovens, além de reforçar as potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais. E há 48 anos Içara conta com um grupo que forma cidadãos responsáveis, participativos e úteis às comunidades. A equipe do 44º Escoteiros Djalma Escaravaco atua no bairro Jardim Silvana, sempre com encontros aos sábados, das 14h às 17h. Também está na 23ª Feira da Indústria e Comércio de Içara (FIC) para os pais que queiram tirar dúvidas de como incluir seus filhos nas atividades.

“Em Içara atendemos a partir dos 7 anos de idade e bem provável que no ano que vem vamos começar a receber adolescentes acima de 15 anos. O jovem quando ingressa desempenha diversas atividades coletivas e individuais. Ele inicia noviço e vai cumprindo etapas até chegar ao escoteiro, conquistando o lenço, o tempo para isso é de acordo com o desempenho de cada um. A partir do momento que a criança conquista ela é escoteira 24h por dia”, conta o chefe de seção do Ramo Sênior, Geverson Teixeira.

O escotismo está no mundo há mais de 100 anos, com grupos divididos por ramos: Ramo Lobinho, entre 6 anos e cinco meses a 10 anos de idade, Ramo Escoteiro, entre 11 e 14 anos de idade, Ramo Sênior, entre 15 e 17 anos de idade e Ramo Pioneiro, entre 18 anos e 21 anos. Neste domingo, 6 de agosto, foi comemorado o Dia do Chefe Escoteiro, nesta data em 1920, Robert Baden Powell, fundador do escotismo, foi proclamado Chefe Escoteiro Mundial.

Segundo Geverson, é incontável o número de escoteiros que já passaram pelo grupo de Içara. “Eu tinha uns 12 anos de idade quando ingressei, fui gostando de estar em contato com a natureza e estou até hoje no grupo. Muitos cidadãos içarenses já passaram pela equipe. Cada aventura, cada acampamento é um desafio, já fizemos diversas atividades como a jornada Garibaldi e a mais recente foi a jornada do realengo”, revela.