Cotidiano | 30/12/2013 | 09:48
Há 70 anos surgia um distrito chamado Içara
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
Os primeiros registros de habitantes não-indígenas estão datados no fim do século XVIII. Na época era apenas parte do caminho entre Torres, Araranguá e Laguna. Logo surgiram os primeiros moradores. Já em 8 de março de 1933 se transformou então no distrito de São Sebastião. Com a construção da Ferrovia Tereza Cristina surgiu assim a vila de Aliatar. Somente em 31 de dezembro de 1943 passou a ser oficializado como o distrito de Içara.
A transformação em município foi decretada em 20 de dezembro de 1961 enquanto a instalação ocorreu 10 dias depois. Nestes 52 anos de autonomia político-administrativa, a cidade chegou a ter quase 60 mil habitantes. Com a recente emancipação do Rincão, foi reduzida. Mas ainda desponta como a segunda maior força da região carbonífera. São atualmente 51,4 mil moradores conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
"Vivemos um momento de ruptura. A relação de compadrio está diminuindo e cresce a relação republicana", avalia o prefeito Murialdo Canto Gastaldon. Para ele, esta condição é resultante principalmente da formação da juventude. "Acho o futuro de Içara muito promissor. Até 2016 teremos 60% da cidade atendida pela coleta de esgoto, 100% de pavimentação e 630 casas que praticamente liquidará o déficit habitacional. Além disso, vamos atrair empregos duradouros com a chegada de novas empresas", coloca.