Clarissa Crispim [Prefeitura de Içara]
Cotidiano | 07/10/2016 | 15:35
Histórias infantis viram conteúdo audiovisual
com informações de Clarissa Crispim, da Prefeitura de Içara
Compartilhar:
As aulas de reforço de Língua Portuguesa de Josué De Araújo Diehl ficaram mais divertidas na Escola Municipal Tranquilo Pissetti através da criação de histórias e na transformação do conteúdo em material audiovisual. O resultado do trabalho realizado há um mês com turmas do primeiro e quarto ano se transformou no livro Histórias faladas: Uma visão Infantil, atualmente, disponível na biblioteca do bairro Nossa Senhora de Fátima.
“Expliquei que entregaria um desenho para cada um deles e a partir dai iriam contar uma história. Foram imagens aleatórias (de animais, natureza entre outras). Filmei e digitei o que eles falaram. No final também criei um DVD com os vídeos para que levassem para casa para assistir e ler. Para mim foi uma forma de desenvolver o processo cognitivo”, revela o professor.
“Meus pais disseram para eu manter o hábito da leitura para quem sabe até virar uma escritora”, ressalta Helena Marques Castro, de 10 anos. “Eu não sabia que iria se transformar em um livro”, fala também João Fraga, de 12 anos. A criatividade das crianças foi demonstrada em histórias sobre meio ambiente, família, música, comemorações, animais e vocação.
“Tornar as aulas mais prazerosas por meio do lúdico despertam o interesse das crianças e incentivam o hábito da leitura e escrita. Parabéns a escola, professor e alunos pela iniciativa”, afirma a secretária municipal de Educação, Jaqueline dos Santos. “Incentivou a criança a utilizar o lúdico e a sua expressão oral”, pontua a diretora Cléria Marques.