logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 30/10/2009 | 00:26

Homenagem aos falecidos

Larissa Matiola (Jornal Gazeta) - redacaogazeta@engeplus.com.br

Compartilhar:

Durante esta semana, a atenção de muitas famílias esteve voltada para aqueles que já se foram. Até a próxima segunda-feira, dia 2 de novembro, Dia de Finados, os corredores, lápides, estátuas e mausoléus do Cemitério Municipal estarão mais brilhantes e limpos do que no restante do ano. Vassouras e esponjas em punho fazem a manutenção dos túmulos. Construído há mais de 30 anos, o Cemitério Municipal de Içara, possui em torno de 4,5 mil gavetas. A estimativa da administração do local é que devem passar por lá, mais de 20 mil pessoas.

Acesse:
» Especial com matérias do Jornal Gazeta

Na semana passada, a Secretaria de Obras, em parceria com o Centro de Recuperação Vida Jovem, iniciou o serviço de limpeza no local. Foi realizado corte de grama, pinturas de meio fio, repaginação do jardim e colocação de novas torneiras. Conforme a zeladora Nadiabel Teixeira, também foram retirados os entulhos deixados pelas pessoas que fizeram a limpeza dos túmulos. “O ideal seria que fosse retirada à sujeira maior, na semana antes dos Finados e deixasse para esta, somente a limpeza. Isto iria facilitar nosso trabalho, não deixando tudo para a última hora, pois não é sempre que temos funcionários à disposição para recolher”, chama atenção ela.

A dona de casa Izolete Rodrigues chegou ao cemitério com balde, vassoura, mangueira e flores para enfeitar o tumulo da mãe, Helena, e do pai, Pedro. A tarefa de limpeza da capela é dividia entre as três irmãs. Cada ano uma fica responsável. Mas, Izolete não consegue ficar mais que dois meses sem ir ao local. “Sempre venho aqui, limpo, trago flores novas. Me sinto como quando íamos na casa deles”, fala emocionada.

A também dona de casa, Salete Colonetti Zilli se emociona ao falar da filha, Elaine, que está enterrada no cemitério do município há 32 anos, período que ela visita o local pelo menos uma vez por mês. “Gosto de vir aqui, limpar, enfeitar”, conta. Para o Dia de Finados, ela levou flores e uma nova foto da filha falecida aos dois anos de idade. “A morte nos deixa uma saudade que nunca passa. Mas temos que seguir em frente, a vida continua. Vir aqui parece que nos aproxima um pouco mais de quem amamos”, fala Salete, com lágrimas nos olhos

ATUALIZAÇÃO DE CADASTRO - A Administração do Cemitério Municipal pede às famílias que possuam sepulturas para atualizarem seus cadastros. A ação tem o objetivo de regularizar a situação e facilitar a localização dos túmulos durante as visitas, principalmente no dia de Finados, data de grande movimentação. Para atualizar o cadastro, os interessados devem se dirigir à Administração do Cemitério, que fica na capela mortuária. Segundo a zeladora Nadiabel Teixeira, durante todo o domingo e segunda-feira, funcionários estarão realizando o cadastro. E durante a semana, no horário das 7 às 13 horas, de segunda a sexta-feira.


Na edição 327 do Jornal Gazeta você também confere:

Jornal Gazeta

» ESPECIAL: Confira caderno em comemoração aos 55 anos do Hospital São Donato

» GERAL: Padre Samiro Meurer e o Jubileu de prata na vida religiosa