Cotidiano | 29/09/2017 | 17:20
Hospital São Donato fecha Setembro Amarelo com diálogo sobre prevenção
Redação | com a colaboração de Lucas Lemos, da Inoova Comunicação
Compartilhar:
Não são apenas os suicídios que preocupam. Em Içara, foram 12 casos somente em 2016. Mas há também as tentativas, algumas vezes, com sérias sequelas. A estimativa é que a cada óbito, em média outras 20 pessoas tentaram se matar. "Para ajudar quem tem essa tendência devemos oferecer nosso tempo, estar dispostos e ter paciência, empatia, tentando sempre se colocar no lugar do outro e, claro, manter sigilo", coloca a enfermeira integrante da comissão de humanização do Hospital São Donato, Cledna Batista.
A abordagem do tema entre a equipe do hospital de Içara foi realizada em forma de palestra com a psicóloga da Rede de Proteção a Vida, Cecília Urbina. O encontro alusivo ao Setembro Amarelo ocorreu na tarde desta quinta-feira, dia 28. "Além dos sinais ao suicídio, a roda de conversa foi muito importante para apresentar os órgãos capacitados para atender problemas psicológicos", completa Cledna. Entre as alternativas citadas há o Centro de Valorização a Vida com atendimento disponível pelo telefone (48) 3439-0222.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, nove em cada 10 casos de suicídio poderiam ser prevenidos. O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio e suas formas de prevenção. Ao longo de todo o mês, o Hospital São Donato utilizou as redes sociais para também falar sobre o assunto e sinais, por exemplo, da depressão, uma doença que altera o sono, apetite, nível de energia, concentração e autoestima.