Cotidiano | 06/08/2024 | 10:31
Hospital São Donato receberá projeto Saúde em Nossas Mãos
Fundação hospitalar de Içara vai se conectar a outras instituições para formação de equipes
Redação
Compartilhar:
O Hospital São Donato vai integrar o projeto Saúde em Nossas Mãos com o propósito de reduzir, em médio prazo, a incidência dos principais indicadores de infecção hospitalar. Ao todo, 34 entidades vão compor o mesmo grupo para troca de experiências relacionadas à execução das boas práticas assistenciais e aprimoramento da equipe na metodologia. Esse suporte contínuo ocorrerá por meio de sessões de aprendizagem e visitas técnicas, presenciais e virtuais, com profissionais do Hospital Sírio Libanês.
“Nos próximos 24 meses, com o apoio do Governo Federal, vamos aprender a nos organizar em rede, trabalhar de forma integrada, ouvir, inovar e trocar experiências com o Sírio Libanês e outros hospitais”, ressalta a presidente do HSD, Sandra de Sá, em anúncio durante o podcast Conecta, do Portal Canal Içara, transmitido direto da Feira da Indústria e Comércio. A longo prazo, a expectativa é contribuir também com a melhoria da cultura com relação à segurança do paciente e obter novas acreditações.
O projeto tem como metodologia o “modelo de melhoria”, orientada pelo Institute of Healthcare Improvement (IHI) e utilizada com sucesso em várias iniciativas ao redor do mundo. O modelo utiliza um teste em pequena escala, em um grupo de pacientes e profissionais da saúde, que resulta em aprendizado e adaptações. Uma vez testado e implantado, procede-se para o restante da unidade progressivamente.
Para a execução, o hospital forma equipes multidisciplinares nas diferentes áreas de interesse em torno da UTI, além da nomeação de líderes, responsáveis por engajar as equipes e estimular a implementação de práticas seguras, a partir das metodologias e ferramentas específicas de qualidade e segurança do paciente. Além dessas frentes, o projeto prevê a incorporação de uma rotina de coleta de dados e indicadores relacionados aos protocolos utilizados pela iniciativa. Assim, é possível uma análise mais precisa de indicadores como a quantidade de vidas salvas e a economia gerada para o SUS.
Entre 2021 e 2023, o Saúde em Nossas Mãos já teve a participação de 204 hospitais, o que representa um aumento de 76% em comparação ao triênio anterior. A expectativa é impactar 2.843 leitos de UTI adulto, além de 17 UTI pediátricas e 7 UTI neonatais. O projeto foi elaborado de forma colaborativa pelos hospitais PROADI-SUS e pelas equipes técnicas da Coordenação do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), Coordenação Geral de Atenção Hospitalar e de Urgência do Departamento de Atenção Hospitalar da Secretaria de Atenção à Saúde (CGHOSP/DAHU/SAS/MS).