logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 06/02/2013 | 11:18

HSD reivindica melhoria na tabela SUS

Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com

Compartilhar:

O descredenciamento no Sistema Único de Saúde da Casa de Saúde do Rio Maina pode resultar numa ação em cadeia. O estopim é a falta de recursos. O convênio com o SUS não supre os custos. Por consequência, acumulam-se os déficits. Além da entidade de Criciúma, outras instituições enfrentam a mesma dificuldade, entre elas, o Hospital São Donato de Içara.

"O Hospital São Donato vem a público informar que é solidário à situação da Casa de Saúde do bairro Rio Maina. A Fundação Social Hospitalar de Içara, mantenedora da instituição, aproveita para alertar as autoridades das esferas municipais, estadual e federal sobre a situação preocupante em que encontram-se os hospitais da região, cujos repasses, principalmente provenientes do Sistema Único de Saúde (SUS), pouco conseguem suprir as mínimas carências presentes nessas instituições", coloca o diretor financeiro do HSD, Edmilson Zanatta.

"À exemplo da Casa de Saúde de Criciúma, a defasagem da tabela do SUS tem feito com que a maioria dos hospitais sobrevivam com a saúde financeira precária, ao ponto de ter que repensar sobre o atendimento credenciado ao SUS. É com pesar que recebemos mais uma triste notícia, relacionada a saúde do sul de Santa Catarina, e com tristeza constatamos que poucas soluções estão sendo apontadas, principalmente no que se refere aos números desatualizados na tabela do Governo Federal, que foram atualizados, pela última vez, no início da década de 90. Pedimos uma solução urgente para esta situação, antes que o fato venha desencadear numa sucessão de descredenciamentos do SUS", pontua.