logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 24/12/2022 | 10:53

Içara acumula 90 medalhas em participações na Obmep

Desde 2010, município só não teve medalhistas na Olimpíada de Matemática em 2011

Andreia Limas - andreia.limas@canalicara.com

Compartilhar:

Contando com os resultados divulgados nesta semana, Içara alcançou a marca de 90 medalhas conquistadas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (Obmep), sendo 12 de ouro, 15 de prata e 63 de bronze. Desde 2010, o município só não teve medalhistas na competição em 2011.

A história de conquistas começou com dois bronzes garantidos por alunos da Escola Tranquillo Pissetti, pertencente à rede municipal de Educação. Em 2012 foi também da unidade escolar do bairro Nossa Senhora de Fátima o único medalhista de Içara na Obmep, novamente com o bronze.

Nos anos seguintes, outras escolas entraram para o rol de vencedores, até que em 2014 veio o primeiro ouro do município e um dos primeiros da Região Carbonífera (o outro foi de Cocal do Sul, na mesma edição). O triunfo ocorreu com um aluno da Escola Quintino Rizzieri, também da rede municipal. Nesse ano, a unidade escolar do Jardim Elizabete obteve ainda uma prata e um bronze, em cinco medalhas conseguidas por estudantes içarenses.

Desde então, a escola contou com medalhistas em todas as edições, repetindo o ouro em 2015 (dois), 2016, 2017 (dois) e 2019 e tornando-se a maior vencedora da Obmep entre as instituições de ensino de Içara. São ao todo 39 medalhas: sete de ouro, seis de prata e 26 de bronze.

Entre as unidades da rede municipal, também tiveram medalhistas ao longo da competição as escolas Maria Arlete Bitencourt Lodetti, do bairro Raichaski, com 12 conquistas; Ângelo Zanellato, do Primeiro de Maio, com 11; Paulo Rizzieri, da comunidade de Boa Vista, com nove; e Tranquillo Pissetti, com oito.

Também chegaram às medalhas estudantes de quatro escolas da rede estadual de Educação localizadas em Içara: Maria da Glória e Silva, do bairro Aurora, que acumula sete conquistas; Augusta Scotti Bacis, do Cristo Rei, com duas; Salete Scotti dos Santos, do Centro, com uma: e Quintino Folhiarini Dajori, um ouro obtido na edição de 2019.

Içara já alcançou três vezes a marca de 13 medalhas na Obmep, em 2017, 2019 e 2021. O maior número de medalhas de ouro em uma edição ocorreu em 2015, quando três foram contabilizadas.