
Cotidiano | 27/03/2025 | 17:06
Içara apresenta-se como referência em Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de SC
Apresentação foi realizada pela nutricionista Thaiane Michelsen Kubiaki
Redação | com informações de Haudrey Mafioletti, da Prefeitura de Içara
Compartilhar:
Uma comitiva da Secretaria Municipal de Saúde de Içara marcou presença no 9° Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina, em Blumenau. Além de aprender com mais de 20 palestrantes renomados, a participação aconteceu também para compartilhar um projeto de referência na cidade nesta quinta-feira, dia 27. A nutricionista do Programa Melhor em Casa de Içara, Thaiane Michelsen Kubiaki, apresentou o impacto da política pública de saúde, a curto prazo, desde a sua implantação, em agosto de 2022. A partir dos dados coletados nos prontuários dos pacientes e por meio da base de dados, foi possível entender quem eram os atendidos e quais eram os desfechos deles.
De acordo com Thaiane, a maioria dos pacientes admitidos no programa são pacientes em cuidados paliativos (em torno de 70%), o que demonstra o papel fundamental do programa em fornecer amparo e cuidado nessa fase delicada tanto ao paciente, quanto à família. Além disso, é possível detectar que grande parte dos pacientes possui mais de uma comorbidade e que a maioria deles está no programa por condições de saúde e adoecimento causados por essas comorbidades e pelo próprio avançar da idade. “Portanto, é mais que importante o desenvolvimento de ações que promovam um envelhecimento mais saudável da população”, apontou a nutricionista.
Ela ainda relatou que quanto à reabilitação dos pacientes, os dados do Melhor em Casa demonstram que ela é possível para grande parte dos atendidos. “Então, concluímos que, de maneira geral, o serviço de atenção domiciliar tem sido indispensável para o acesso à saúde de uma população que antes tinha esse acesso dificultado. O Melhor em Casa fornece cuidado, dignidade e humanização aos pacientes içarenses”, concluiu Thaiane. O trabalho foi acompanhado pelo coordenador de especialidades, Gustavo de Jesus; a coordenadora de Atenção Primária, Shirley Gazola; a médica Luísa Rosler Grings e a farmacêutica Luziane Righetto Miranda.