Cotidiano | 20/12/2022 | 16:59
Içara conquista sete medalhas na 17ª Obmep
Uma estudante foi medalhista de prata e seis ficaram com o bronze, todos alunos da rede municipal
Andreia Limas | com informações da assessoria de imprensa
Compartilhar:
O resultado da 17ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (Obmep) foi divulgado nesta terça-feira, dia 20, e sete estudantes de Içara comemoraram a conquista de medalha. Uma aluna foi medalhista de prata e seis ficaram com o bronze, todos alunos da rede municipal.
A unidade escolar com o maior número de medalhistas neste ano é Escola Quintino Rizzieri, localizada no Jardim Elisabete. Lá estuda Alice Budni Brigido, a única medalhista de prata de Içara nesta edição. Além dela, Julia Ferreira Godinho da Silva, Jhon Alysson Gomes Destro, Cassiano Clarinda Nunes e Gabriel Reus Manarim garantiram o bronze.
Também foram medalhistas de bronze Alice Sartor da Rosa, aluna da escola Paulo Rizzieri, da comunidade de Boa Vista, e Enzo De Pieri Zeferino, estudante do Angelo Zanellato, no bairro Primeiro de Maio. Além das medalhas, a cidade teve menções honrosas. Dos quase 1.700 estudantes do ensino fundamental anos finais, 51 foram premiados.
“Fechamos com chave de ouro 2022 ao receber esse resultado por duas razões: a primeira pelo bom desempenho dos nossos estudantes e pelo número de premiações e o segundo porque todas as escolas tiveram premiações o que demonstra a equidade do trabalho realizado pelos nossos professores e gestores escolares, independente da localização da escola”, comenta a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia Rose Reynaud.
Escolas e professores
A Obmep também premia escolas e professores que se destacam e, este ano, a Escola Quintino Rizzieri está entre as premiadas. Professora da Escola Tranquillo Pissetti, Jadna Dolvina de Carvalho igualmente foi premiada e receberá um diploma e um livro de apoio à formação matemática.
Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a 17ª Obmep reuniu mais de 54 mil escolas, localizadas em 99,78% dos municípios brasileiros. A prova da primeira fase foi feita por mais de 18,1 milhões de estudantes, em junho. Para a segunda fase, em outubro, foram classificados mais de 900 mil alunos de escolas públicas e privadas, dentre eles, 317 de Içara.
Criada pelo IMPA em 2005 e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).
Medalha de Prata
Alice Budni Brigido – Escola Quintino Rizzieri
Medalhas de Bronze
Julia Ferreira Godinho da Silva – Escola Quintino Rizzieri
Jhon Alysson Gomes Destro – Escola Quintino Rizzieri
Cassiano Clarinda Nunes – Escola Quintino Rizzieri
Gabriel Reus Manarim – Escola Quintino Rizzieri
Alice Sartor da Rosa – Escola Paulo Rizzieri
Enzo De Pieri Zeferino – Escola Angelo Zanellato