Cotidiano | 14/04/2023 | 11:20
Içara cria serviço por WhatsApp para combater informações falsas sobre escolas
Ação faz parte de campanha contra a circulação de boatos pelas redes sociais
Redação | com informações da Prefeitura de Içara
Compartilhar:
Fotos, áudios e textos que tratem de boatos sobre violência contra escolas e estudantes serão recebidos por WhatsApp em Içara. Os dados que forem encaminhados pelo contato (48) 3431-3500 ou pelo e-mail comunicacaoicara@gmail.com serão utilizados pelo Município com o propósito, principalmente, de combater a disseminação de informações falsas em uma campanha que promoverá a distribuição de materiais de conscientização e reuniões com os pais. Isto por causa do aumento dessa prática criminosa após o ataque a uma unidade educacional em Blumenau.
“Recebemos relatos preocupantes de pais, muitos deles não querem mais levar os filhos para as escolas e creches por causa dessas ameaças. Sabemos o quanto o ambiente escolar é importante para o desenvolvimento das crianças, além de ser um local seguro e preparado para que os pais possam ficar tranquilos no trabalho”, ressalta a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Rose Margareth Reynaud Mayr.
“Isso é o que mais está gerando transtornos. Recebo, particularmente, dezenas de mensagens todos os dias dando conta de ameaças de ataques e quando vamos checar são informações que já circulam na internet há muitos anos ou são situações que já foram desmentidas pelas autoridades, mas continuam sendo compartilhadas”, lamenta a prefeita Dalvania Cardoso (PP).
“Não podemos permitir que o medo atrapalhe nossa rotina e o desenvolvimento saudável das nossas crianças e jovens. Precisamos filtrar mais essas informações e não repassá-las adiante antes de conferir a veracidade para garantirmos o trabalho educativo e eficiente, bem como promover um ambiente pacifico nas escolas”, completa.