Cotidiano | 29/08/2019 | 16:24
Içara define representantes para a Olimpíada de Língua Portuguesa
Redação | com a colaboração da Prefeitura de Içara
Compartilhar:
Sete trabalhos foram selecionados em Içara para representar a cidade na etapa regional das Olimpíadas da Língua Portuguesa nesta quarta-feira, dia 28. A seleção dos poemas, memórias literárias, crônicas, artigos opinativos e documentários foi realizada por uma comissão de sete profissionais da educação, literatura e imprensa. Com o tema “O Lugar Onde Vivo”, os estudantes tiveram a oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre suas comunidades e, a partir do avanço às novas fases, também de divulgar os atrativos locais.
“Os projetos selecionados foram desenvolvidos por meio de oficinas realizadas juntamente entre professores e alunos. Isso constatou a evolução de nossos alunos e o avanço deles no quesito escrita”, coloca a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Eliane Magdalena. O concurso é uma iniciativa do Ministério da Educação no programa “Escrevendo o Futuro”. Os 28 vencedores nacionais serão conhecidos em 9 de dezembro.
Trabalhos vencedores da etapa municipal
Poemas: Berço de Esperança, de Maria Fernanda Villain Custódio (EMEF Angelo Zanellato) e Doce Encanto, de Luana Pires Colonetti (EMEF Quintino Rizzieri)
Memórias Literárias: Minhas Recordações, de Alice Guedin da Silva (EMEF Maria Arlete Bitencourt Lodetti) e Lago de memórias, de Alessandro Mathias Machado (EMEF Quintino Rizzieri)
Crônica: Eu e ela, de Evandro Gabriel Alves de Farias (EEF Dimer Pizzetti)
Documentário: Terra do Sagrado, um coração mais que misericordioso, de Ariele Carlos Ferreira, Yuri Amancio e Tauana da Silva Floriano (EEB Antônio Guglielmi Sobrinho).
Artigo de opinião: Liberdade de expressão, de Elias Pacheco (EEB Antônio Colonetti)