Cotidiano | 05/10/2016 | 16:00
Içara é ouro em Astronomia e Astronáutica
com informações de Clarissa Crispim, da Prefeitura de Içara
Compartilhar:
Içara conquistou as únicas medalhas de ouro na região Sul na XIX edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) com David Calegari Simão e Nicole dos Santos de Souza. Também levou prata com Mari Júlia Lemos Ramos e Roniel Serafim Vieira, além de bronze com Luiz Gustavo Fernandes e Lais de Medeiros Canarin. A cerimônia de entrega das premiações ocorreu na Escola Municipal Quintino Rizzieri na manhã desta quarta-feira, dia 5.
“No ano passado a escola conquistou duas medalhas de bronze, já neste ano foi o triplo”, comemora a coordenadora pedagógica Jucelma Cardoso Cipriano. "Esse resultado nos deixa muito felizes e demonstra a qualidade e empenho dos professores e alunos. Incentivar a ciência e a pesquisa é extremamente importante para a formação dos nossos alunos", destaca o prefeito Murialdo Canto Gastaldon.
“Nossas escolas têm recebido diversas premiações, colocando Içara em posição de destaque no cenário regional e estadual como é o caso das Olimpíadas Brasileira de Matemática, IDEB e, neste caso específico, as Olimpíadas Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Isso é fruto de excelente trabalho pedagógico que as escolas desenvolvem. Parabéns à escola, professores e alunos pela premiação”, coloca a secretária de Educação, Jaqueline dos Santos.
Ao todo, a Olimpíada organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) teve 750 mil estudantes de todo o Brasil. De Içara, foram 26 alunos dos oitavos e nonos anos coordenados pelas professoras de Geografia e Ciências do Quintino Rizzieri. As provas ocorreram em 13 de maio. Sob orientação dos professores, os alunos tiveram que responder dez questões diversificadas sobre astronomia e astronáutica.