logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 08/01/2022 | 09:00

Içara em obras: unidades da rede municipal de ensino passam por melhorias

Obras na Escola São Rafael estão em fase final, com a perspectiva de entrega no início do ano letivo

Andreia Limas - andreia.limas@canalicara.com

Compartilhar:

Alocados na Unisul até o final de 2021, os alunos da Escola São Rafael já devem iniciar o ano letivo na nova estrutura, na comunidade de Terceira Linha. Ampliada, a unidade escolar contará com biblioteca, sala de atendimento especial, laboratório de informática, auditório, entre outros ambientes.

“Nosso foco neste momento é a conclusão das obras na Escola São Rafael. Estamos acompanhando bem de perto a fase final e queremos entregar a obra já no início de fevereiro, para as crianças iniciarem o ano letivo lá. O planejamento já está pronto para a realização da mudança e o acerto dos últimos detalhes”, afirma a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia de Içara, Rose Reynaud.

Ela explica que essa é uma das obras em execução, mas outras unidades da rede municipal ainda passarão por melhorias ao longo do ano. A licitação para a realização de serviços na Escola Padre Pacífico Dagostim, no Loteamento Jussara, está em andamento.

Entre os Centros de Educação Infantil, o Paraíso da Mamãe, do bairro Jardim Elizabete, terá o número de salas ampliado de oito para 12, passando de 128 para 192 alunos atendidos na faixa etária de um a três anos. “O processo licitatório já foi finalizado e assinamos nesta sexta-feira (7) a ordem de serviço, com prazo de oito meses para conclusão da obra”, informa Rose.

O município trabalha no projeto de reforma do CEI Balão Mágico, no Jardim Silvana, e de construção de novas creches nos bairros Vila Nova e Liri. “Também fizemos pequenos reparos no CEI Cinderela, no Mareli, como a limpeza do terreno, plantio de grama e outras melhorias na estrutura”, cita a secretária.

Equipamentos

Além da estrutura física, as unidades escolares contarão com novos equipamentos, como mais de 300 computadores que devem ser entregues no início do ano letivo para a renovação dos laboratórios de informática e uso da equipe técnica. Está prevista ainda a instalação de parques infantis nas escolas. “No início do ano também devemos concluir o projeto político-pedagógico da rede e iniciar as discussões sobre as diretrizes curriculares”, expõe Rose.

Atendimento especializado

Outro projeto em fase adiantada é o que prevê a transformação da antiga sede da Secretaria de Educação no Centro Multiprofissional de Atendimento Especializado, que vai comportar os psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, além do laboratório para formação de professores, laboratório de aprendizagem com jogos pedagógicos, espaço para a elaboração dos materiais didáticos e de acessibilidade, entre outras salas.

“Queremos iniciar as obras ainda no primeiro semestre, pois os recursos já estão garantidos por meio de emendas parlamentares dos deputados Ricardo Guidi e Júlio Garcia, para reformar e mobiliar”, ressalta a secretária.