Lucas Lemos [Canal Içara]
Cotidiano | 23/04/2015 | 10:56
Içara fica acima da média no QEdu
Lucas Lemos com a colaboração de Alexandra Cavaler, da Prefeitura de Içara
Compartilhar:
De 2009 e 2013 Içara apresentou crescimento no ensino. No quinto ano o Município passou de 33% para 61% na qualidade de aprendizado do Português. Bem acima da média nacional (40%) e estadual (56%). Em Matemática foi de 31% para 52%, enquanto no Brasil o índice chegou a 35% e 51% em SC. Já os estudantes do nono ano subiram de 22% para 28% em Português. Ficaram à frente da média estadual (27%) e nacional (23%). Em Matemática passaram de 11% para 14%, ou seja, igualmente ao estado, mas acima dos 11% no país.
A avaliação QEdu desenvolvida pela Meritt e Fundação Lemann mostra que os principais avanços foram conquistados na rede municipal. De acordo com a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia de Içara, Jaqueline dos Santos, os 70% alcançados na disciplina de Português, por exemplo, indicam um crescimento significativo num período de apenas quatro anos. “Foi um salto de 37% na qualidade do aprendizado. Isso mostra o comprometimento cada vez maior das escolas, dos estudantes, do governo e também da família”. As médias são obtidas por meio dos resultados alcançados na Prova Brasil e acontecem a cada dois anos.
Ao todo seis escolas foram avaliadas na rede municipal. Os estudantes do bairro Primeiro de Maio (Ângelo Zanelatto) e Nossa Senhora de Fátima (Tranquillo Pissetti) obtiveram 81% na qualidade de aprendizado do quinto ano em Português. A escola Tranquilo Pissetti apresentou o mesmo índice (81%) em Matemática também no quinto ano. Também foram avaliadas as escolas do Jardim Elizabete (Quintino Rizzieri), Boa Vista (Paulo Rizzieri), Jardim Silvana (Lucia De Lucca) e Raichaski (Maria Arlete Bitencourt Lodetti).