Cotidiano | 26/10/2023 | 16:18
Içara realiza 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Evento visou elencar propostas de políticas públicas para sociedade mais inclusiva
Redação | com informações da Prefeitura de Içara
Compartilhar:
Representantes do Poder Público e da sociedade civil de Içara definiram 15 propostas elegeram quatro delegados titulares e suplentes para representar o município na 5ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência. As deliberações ocorreram na etapa municipal realizada nesta quinta-feira, dia 26. O evento foi realizado no auditório do Paço Municipal Ângelo Lodetti, sobre o Cenário atual e futuro na implementação dos direitos da pessoa com deficiência: construindo um Brasil mais inclusivo.
“O evento trabalhou a discussão de cinco eixos, o que incluiu as estratégias para manter a aprimorar o controle social assegurando a participação das pessoas com deficiência, a garantia do acesso às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada, o financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência, os desafios para a comunicação universal e a defesa da cidadania e acessibilidade”, explica o secretário de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda de Içara, Eduardo Zata.
A palestra magna, que abordou o tema geral do evento, foi conduzida pela advogada Patrícia dos Santos Bonfante, especialista em Direito Público e mestre em Desenvolvimento Socioeconômico. Antes, o público presente pôde acompanhar uma apresentação teatral da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Içara. “Nós precisamos acreditar em nós mesmos. Somos capazes de correr atrás dos nossos sonhos. Podemos praticar esportes, cursar uma faculdade e constituir uma família. Estou muito feliz pelo convite”, afirma a estudante içarense, Ana Julia Maiate Vieira, de 18 anos, que apesar da falta completa de visão, atualmente é acadêmica de Psicologia e atleta amadora de jiu-jítsu.
“Todas as pessoas, independentemente de suas capacidades, merecem igualdade de oportunidades, dignidade e respeito. Essa foi uma oportunidade crucial de ampliarmos a conscientização sobre a necessidade de garantir a equidade e o respeito pelos direitos humanos fundamentais. Nós, como poder público, temos um papel crucial. É nosso dever promover o acesso à educação para todos, construir ambientes, estruturas e serviços acessíveis e defender a inclusão em todos os setores da sociedade”, frisa a prefeita Dalvania Cardoso (PP).