Antônio Rozeng [Amrec]
Cotidiano | 24/06/2015 | 14:30
Içara recebe kit para telediagnósticos
com informações de Paula Darós Darolt, da SDR de Criciúma
Compartilhar:
Junto com Içara, outros sete municípios da região receberam kits para diagnóstico de doenças dermatológicas na Associação Empresarial de Criciúma nesta quarta-feira, dia 24. Os aparelhos apresentados pelo secretário de Estado da Saúde João Paulo Kleinübing foram destinados também para Cocal do Sul, Lauro Muller, Nova Veneza, Siderópolis, Forquilhinha, Treviso e Urussanga. A meta é alcançar pelo menos um ponto de envio de exames por cidade.
"Os kits contam com uma máquina fotográfica, um dermatoscópio e um adaptador. Com a ferramenta, através da Internet, é possível saber o laudo do caso, para analisar, já na unidade de saúde, se há necessidade de a pessoa ir para a fila de espera por uma consulta com dermatologistas, ou se a situação pode ser resolvida no local", explica o responsáveis pelo setor de apoio operacional da Coordenação de Telemedicina, Ascendino Roberto dos Santos.
Em quase 10 anos, a triagem dos encaminhamentos tem diminuído a fila em aproximadamente 65%. "Doenças como o câncer de pele poderão ser identificadas ainda nas unidades de saúde, e com isso, tratadas com mais celeridade. Assim, as filas diminuirão e, por consequência, as pessoas conseguirão ganhar mais qualidade de vida", argumenta a gerente Regional de Saúde, Lisiane Tuon.