logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 17/06/2022 | 10:39

Içara tem 17 escolas inscritas na Obmep Mirim

Ao todo, se inscreveram para a competição 13 unidades da rede pública municipal e quatro da estadual

Andreia Limas - andreia.limas@canalicara.com

Compartilhar:

Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a Olimpíada Mirim – Obmep terá a primeira edição este ano, voltada para crianças do segundo ao quinto ano do ensino fundamental e Içara será representada por 17 escolas. Ao todo, se inscreveram para a competição de conhecimento 13 unidades da rede pública municipal e quatro da estadual.

“Entendemos que a escola precisa participar de todas as olimpíadas que puder, porque os alunos vão aprendendo por si próprios, é um estímulo à aprendizagem. Não escolhemos só os melhores para fazer as provas, todos participam”, ressalta Angelita Possamai, diretora do Tranquillo Pissetti.

Além da unidade escolar do bairro Nossa Senhora de Fátima, da rede municipal estão inscritas as escolas Maria Arlete Bittencourt Lodetti, Quintino Rizzieri, Paulo Rizzieri, São Rafael, José Fernandes Silveira, Professora Maria Barcelos Puziski, Hercílio Serafin, Lúcia De Lucca, Ignácio João Monteiro, Padre Pacífico Dagostim, Theóphilo Cassemiro Silveira e Angelo Zanellato.

Da rede estadual, estão inscritas as escolas Antônio Guglielmi Sobrinho, Dimer Pizzetti, Antônio Colonetti e Professora Maria da Glória e Silva. Caberá às instituições organizar a aplicação das provas, que ocorrerão exclusivamente nas escolas. A primeira fase está marcada para 30 de agosto, e consiste em uma prova classificatória composta de 15 questões objetivas (múltipla escolha).

Alunos classificados nessa etapa poderão participar da segunda fase, em 11 de outubro, também composta de 15 questões objetivas. O conteúdo das provas corresponde ao grau de escolaridade dos alunos, que são divididos nos níveis Mirim 1 (segundo e terceiro ano) e Mirim 2 (quarto e quinto ano).

Desde 2005, o IMPA organiza a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Particulares (Obmep) para alunos do sexto ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio. Em 2018, o instituto começou o processo de inclusão dos anos iniciais com a Obmep - Nível A, voltada para estudantes do quarto e do quinto ano do ensino fundamental. Agora, com a Olimpíada Mirim, o projeto foi ampliado para atender as crianças do segundo e do terceiro ano.