Cotidiano | 20/12/2024 | 14:45
Içara tem seis alunos medalhistas na etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Matemática
Manuela Inácio Figueira, da Escola Quintino Rizzieri, teve destaque com medalha de prata
Redação
Compartilhar:
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) divulgou a lista de premiados na 19ª edição nesta sexta-feira, dia 20. Dentre os 6,5 mil premiados pela maior competição científica do país, seis nomes são de Içara. O destaque foi a aluna Manuela Inácio Figueira, da Escola Quintino Rizzieri, com a medalha de prata.
A medalha de bronze, por vez, foi conquista por Teodora Evangelista e Davi Vargas Raichaski, ambos da Escola Maria Arlete Bitencourt Lodetti; Augusto Patrício Acordi, da Escola São Rafael; Lucas Mazon Bonifácio, do Ângelo Zanelatto; e Maria Cecília Pandini Roque, do Quintino Rizzieri.
A participação das escolas içarenses também promoveu o protagonismo de quatro professores: Daiane de Freitas e Robson Cechinel, da Escola Quintino Rizzieri; Eraldo Martignago, da EMEF Antelo Zanelatto; e Valdemir Schueroff, da EMEF Paulo Rizzieri.
Criada pelo Impa em 2005, a olimpíada é promovida com recursos dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC). A competição é destinada a estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.
Neste ano, a Obmep bateu recorde no número de escolas e municípios inscritos: 56.516 mil instituições de 5.564 cidades – o que representa uma cobertura de 99,9% dos municípios brasileiros. Ao todo, mais de 18,5 milhões de estudantes participaram da primeira fase da competição. A premiação teve 500 medalhas de ouro, 1,5 mil de prata e 4,5 mil de bronze e até 45 mil certificados de menção honrosa.
Iniciação científica
Medalhistas nacionais são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que contará com aulas avançadas para que aprimorem os conhecimentos. Alunos de escolas públicas receberão do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) uma bolsa de R$ 300 para integrarem o programa.