Cotidiano | 26/05/2022 | 16:05
Içara terá 16 escolas na Olimpíada Brasileira de Matemática
Aplicação da prova na primeira fase está prevista para 7 de junho
Andreia Limas - andreia.limas@canalicara.com
Compartilhar:
Içara será representada por 16 instituições de ensino na 17ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (Obmep). Além de uma escola particular, participarão alunos de seis escolas da rede municipal e de nove da rede estadual de Educação na cidade.
O Colégio Cristo Rei é a única instituição privada entre as escolas inscritas situadas no município. Já a rede municipal inscreveu as escolas Angelo Zanellato, Maria Arlete Bitencourt Lodetti, Quintino Rizzieri, Paulo Rizzieri, São Rafael e Tranquilo Pissetti.
Completam a lista as escolas estaduais Antonio Colonetti, Antonio Guglielmi Sobrinho, Ignacio Stakowski, Professora Maria da Glória E Silva, Professora Salete Scotti dos Santos, Alaide Tabalipa, Augusta Scotti Bacis, Dimer Pizzetti e Quintino Folhiarini Dajori.
Provas
A primeira fase da olimpíada será realizada em 7 de junho e cada escola ficará responsável pela aplicação da prova, que será objetiva e composta por 20 questões de múltipla escolha, valendo um ponto cada.
A prova da primeira fase é destinada a todos os alunos participantes, sendo diferenciada de acordo com o nível: 1 para alunos do sexto e do sétimo ano do ensino fundamental; 2 para oitavo e nono ano também do fundamental; 3 para o ensino médio. Os estudantes que obtiveram as melhores notas se classificarão para a segunda fase.
As escolas terão até 20 de junho para enviarem os cartões-resposta dos alunos classificados, que serão conhecidos em 2 de agosto. Em 8 de outubro, serão aplicadas as provas da segunda fase da competição, e o resultado final da premiação será anunciado em 20 de dezembro.
Olimpíada Mirim
Este ano será promovida também a 1ª Olimpíada Mirim, voltada a alunos de escolas públicas do segundo ao quinto ano do ensino fundamental, nesse caso, com inscrições abertas até 16 de junho.
Essa é a primeira competição nacional de matemática a incluir alunos tão jovens. Em 2018, o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) começou o processo de inclusão dos anos iniciais com a Obmep - Nível A, para alunos do quarto e do quinto ano do fundamental. Com a Olimpíada Mirim, o projeto foi ampliado para atender também os estudantes do segundo e do terceiro ano.